Ser obrigado a fazer o curso de reciclagem do Detran é algo que pode acontecer com muita gente. Na verdade, um número cada vez maior de motoristas tem passado por essa situação no Paraná: em 2010 foram 23.423, número que passou para 50.541, em 2011 (elevação de 116%) e 62.056, em 2012 (aumento de 23%). O curioso é fazer o mesmo curso 11 vezes. Segundo o Detran, três motoristas paranaenses já passaram 11 vezes pelo curso de reciclagem duas mulheres e um homem, todos com mais de 50 anos e residentes em Curitiba. E não são casos isolados: há outros dez motoristas que fizeram entre sete e 10 vezes o curso.
Alguns desses motoristas são o que os instrutores chamam de "infratores crônicos". Uma instrutora conta que deu aulas para um condutor (na faixa dos 40 anos) que estava em sua quinta reciclagem. "Para ele, tudo era festa. Na hora de se apresentar para a turma, ele contou que estava lá pela quinta vez como se fosse uma grande façanha. E deixou claro que não pretendia mudar."
Para a instrutora, em casos crônicos, o Código de Trânsito deveria prever uma punição mais severa, que a simples suspensão temporária da habilitação e a reciclagem. "Há casos em que a pessoa deveria perder a carteira definitivamente", defende.
E você, acha que deveria existir um limite de vezes em que um motorista deveria ter o direito de fazer reciclagem? Que punição sugere para os motoristas que nunca aprendem? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br e envie sua sugestão. As mais criativas e as mais recorrentes serão publicadas na coluna de amanhã.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Artigo de Bolsonaro defendendo a democracia gera repulsa na esquerda; acompanhe o Sem Rodeios
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião