| Foto: Reprodução da internet

As quase 200 detenções de pichadores feitas pela Guarda Municipal de Curitiba no primeiro semestre deste ano não parecem intimidar um grupo de infratores, que escancara na internet as marcas deixadas em imóveis públicos e particulares da capital paranaense. Conhecidos como "Cretinos", eles criaram uma página no Facebook (Cretinos PD5 Estrelas) onde zombam publicamente dos agentes públicos e expõem fotos e vídeos dos seus rabiscos. Em uma das postagens, o grupo diz que atua há mais de uma década na cidade: "Cretinos 15 anos tentando sempre ao decorrer do tempo deixar sua marca espalhada pelos 4 cantos de cwb... nosso lema sempre foi quantidade e qualidade... um salve a todos q fazem parte de crew q sem duvidas é a segunda família da gente... e um salve tbm a nova geração q sempre elogiam e reconhecem nosso trabalho".

CARREGANDO :)

Noite produtiva

Membros do grupo aparecem nas fotos diante de pichações feitas em vários bairros de Curitiba, como Capão Raso, Fazendinha, Sítio Cercado e Boqueirão. Uma das imagens, postada no dia 11 de setembro, traz a legenda: "noite produtiva". Com tantas fotos, será que a Guarda Municipal não consegue identificar os infratores e tomar providências? A pichação é delito previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, que estabelece multa de R$ 714,20 e pena de detenção de três meses a um ano.

Publicidade

Desrespeito

Leitor que está com a irmã internada no Hospital da Cruz Vermelha, no bairro Batel, em Curitiba, diz que nos fins de semana vários motociclistas apostam corrida na região. O barulho é ensurdecedor e demonstra total falta de repeito com os pacientes. "Domingo passaram uns oito ou nove, um atrás do outro", reclama ele. A poucos metros dali há outro estabelecimento de saúde, o Hospital Geral do Exército. Fica a dica para as autoridades!

Estudos estranhos

Na semana passada, nos Estados Unidos, foram anunciados os vencedores do Prêmio Ig Nobel 2013, concedido para as descobertas científicas mais estranhas do ano. Entre os premiados está um estudo francês de psicologia que mostra que pessoas bêbadas se acham mais atraentes. O prêmio de química foi para um pesquisador japonês que elucidou a complexidade da bioquímica pela qual as cebolas fazem chorar e prometeu ser possível criar uma cebola antilágrimas. Já o Ig Nobel da Paz ficou com um ditador bielorrusso, por proibir os aplausos em seu país, onde manifestações coletivas são vetadas e as palmas viraram uma forma irônica de protesto.

Pedestres não têm vez

Publicidade

Há dez dias, a coluna iniciou uma mobilização para encontrar os piores cruzamentos de Curitiba para quem está a pé. A ideia é encaminhar as reclamações mais recorrentes para a prefeitura. O leitor Rodrigo Camargo de Andrade Pinto indica dois pontos perigosos. Um deles é o encontro da Rua Doutor Faivre com a Avenida Presidente Affonso Camargo, no Jardim Botânico. "Os pedestres que atravessam a Rua Doutor Faivre não têm visão dos carros que trafegam pela Avenida Affonso Camargo e que vão fazer a conversão. Não existe nem faixa de pedestres no local", diz. O outro local é o cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Mariano Torres. Mande sua reclamação para entrelinhas@gazetadopovo.com.br