Conforme mostrado ontem pela coluna, uma araucária na Rua Antônio Krainiski, no bairro São Lourenço, foi cortada pela Copel para a instalação de um superposte. Outras árvores também devem vir abaixo, como parte das obras da linha de subtransmissão Pilarzinho/Bom Retiro. Em compensação pela retirada da araucária, a Copel precisará elaborar um plano de reposição florestal. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que autoriza o corte, o Código Florestal Municipal (Lei 9.806/2000) determina que toda árvore suprimida deva ser reposta. No caso da araucária, é preciso plantar quatro árvores para cada uma derrubada. O Código Florestal estabelece duas opções em relação ao local de plantio: ele pode ocorrer em área própria da empresa ou em regiões indicadas pela secretaria. Segundo a secretaria, porém, no caso específico do São Lourenço a área ainda não foi definida, porque a implantação da rede de energia pela Copel ainda não terminou.
A secretaria também acordou com a concessionária de energia uma medida compensatória para aumentar a participação da empresa em serviços emergenciais, como quedas de árvores e podas.
Diocese ucraniana
A Eparquia de São João Batista, em Curitiba, uma espécie de diocese (região sob a autoridade de um bispo) para os ucranianos católicos, foi elevada ontem à Arquieparquia Metropolitana pelo papa Francisco. O arcebispo metropolitano será dom Valdomiro Koubetch, atual bispo eparquial. Dom Valdomiro é natural de Mandaguaçu (PR) e tem 61 anos. A Igreja Greco-Católica Ucraniana tem cerca de 10 milhões de fiéis e a metade deles vive na Ucrânia.
CNBB
Formatura de policiais ou carcereiros?
O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (Sipol) estará hoje na formatura de novos policiais, na Universidade Positivo. O objetivo é orientá-los sobre o desvio de função ocorrido nas delegacias que ainda mantêm carceragens. Atualmente, o PR tem mais de 10 mil detentos em delegacias, 4 mil a mais do que as celas comportam. Policiais civis que deveriam atuar na investigação acabam fazendo papel de carcereiros e trabalhando no transporte de presos.
Cultura digital
Nos dias 24 e 25 de maio, o Canal da Música, em Curitiba, receberá a 4ª edição do Curitiba Social Media, dedicado a profissionais e estudantes de Comunicação e Marketing, blogueiros, produtores de conteúdo e internautas em geral. As mudanças no mercado de social media, o empreendorismo 2.0 e o marketing digital vão ser alguns dos temas abordados ao longo dos dois dias do evento. Entre os cerca de 40 convidados, estarão Mauricio Cid, do blog Não Salvo; Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do Jovem Nerd; Mauricio Ricardo, chargista da TV Globo; e Rodrigo Magalzão, diretor do canal Porta dos Fundos. Os ingressos custam a partir de R$ 60. Mais informações: www.curitibasocialmedia.com.br
Chatos no Facebook
Ontem a coluna falou sobre as dez características dos chatos do Facebook. Para o leitor Ricardo Oliveira, há um 11º tópico que deveria ser incluído na lista: "os chatonildos que ficam lançando indiretas" nas redes sociais.
24 quadros por segundo
"Se você não gosta do que está sendo dito, mude a conversa."
A frase saiu da boca do personagem Don Draper, da série Mad Man
Colaborou: Diego Ribeiro.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora