As unidades de saúde de Curitiba ganharão um reforço de 50 médicos ainda neste mês de maio. Todos foram aprovados no concurso 03/2012 e estavam aguardando chamamento. Eles ocuparão vagas deixadas por profissionais que se desligaram da prefeitura e também abertas pela criação de novas equipes do programa Saúde da Família.
As contratações não serão suficientes, porém, para resolver o problema da falta de médicos nos postos da saúde. E, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o orçamento não permite a abertura de concurso para contratação imediata. O provável é que a seleção seja feita nos próximos meses, mas novas convocações só ocorram em 2014.
Com a carência de médicos, a tendência é de que as reclamações sobre os problemas nas unidades de saúde prossigam. Demora no atendimento básico, falta de profissionais e a espera de meses por consultas especializadas são as reclamações mais recorrentes. Mas também há quem elogie serviços, como a aplicação de vacinas. A coluna Entrelinhas quer saber qual é a sua avaliação sobre o serviço nos postos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora