Uma pintura a óleo de 1951 (foto) desapareceu do Palácio Iguaçu, em Curitiba. O alerta é do escritor e historiador Jair Elias dos Santos Júnior, autor de dez livros sobre a história de Campo Mourão e do Paraná. O desaparecimento foi constatado em 2003, quando ocorreu um levantamento do acervo do Palácio. Com 41 cm de comprimento e 33,5 cm de largura, o quadro "Meu Senhor", do holandês Win Leendert Van Dijk, tem o verso datado e assinado pelo autor. Uma imagem de 1992 mostra a tela no gabinete do governador (foto 1).
Quem é ele
Win Leendert Van Dijk nasceu na cidade de Roterdã, Holanda, em 1º de junho de 1915. Sua vida não foi nada serena. Ele veio ao mundo em plena 1ª Guerra Mundial e lutou no 2º grande conflito. Passada a guerra, o holandês estava mutilado, sem as duas pernas. Mesmo assim, viajou pelo mundo expondo as telas produzidas na terra natal e pintando sua passagem por muitos países até chegar ao Brasil, em 1947. Estava com 32 anos de idade quando fixou residência em Petrópolis, onde casou e teve três filhos. Morreu em 1990, aos 75 anos de idade.
Micos de 2013
Mais leitores opinaram sobre os maiores micos de 2013 em Curitiba e no Paraná. Linha Verde congestionada, calçadas intransitáveis e com bicicletas sobre elas e falta de verbas para a decoração de Natal da Rua XV de Novembro estão na lista feita pela Raquel Castro. Já para o leitor Ayrton de Andrade Júnior, o mico do ano foi a contratação de Ezequias Moreira como secretário especial de Cerimonial e Relações Internacionais do governo estadual. Ezequias foi alvo de uma investigação do MP por receber durante 11 anos o salário da sogra, nomeada para um cargo na Assembleia Legislativa. Qual foi o maior constrangimento do ano na sua opinião? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br
Nando Reis
Em outubro, o cantor Nando Reis fez uma apresentação-surpresa para os moradores do condomínio Cosmos, no bairro Alto da XV, em Curitiba (foto 2). Como a coluna mostrou naquela época, a ação foi promovida pelos Correios, como parte de uma campanha que tem o astro como garoto-propaganda. O evento foi filmado e quem participou já pode conferir se aparece (ao menos de relance) no vídeo, que foi postado em novembro na internet (bit.ly/19klvkE). A ideia da campanha, feita pela agência Master Roma Waiteman, é mostrar que o mecanismo da mala direta ainda funciona. Uma mensagem enviada aos 400 moradores solicitava que piscassem as luzes dos apartamentos em uma hora determinada, sem saber o motivo ou quem havia enviado a mala direta. No horário combinado, as luzes piscaram. Para agradecer, Nando Reis tocou embaixo da janela deles.
Alarmes inconvenientes
Com o feriado prolongado e muitas pessoas fora da cidade, os disparos de alarmes nas residências se tornaram rotina e têm irritado os vizinhos. Para garantir a segurança da casa, os moradores acionam o dispositivo e viajam. Mas o vento, as chuvas e até as mudanças de temperatura podem fazer soar o alarme. Nos últimos dias, os moradores do bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, quase enlouqueceram com tanto barulho, de manhã, à tarde e até de madrugada.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora