Há aproximadamente dois anos, dois músicos criaram em Curitiba o "On the Road", serviço inovador de sebo móvel a iniciativa, inclusive, ganhou matéria em 2012 aqui na Gazeta do Povo. Circulando com uma Kombi amarela aposentada pelos Correios, Hamilton de Lócco e Jahir Eleuthério compram, vendem e trocam livros, discos de vinil, DVDs e CDs (foto). O negócio vai muito bem, obrigado. Pena que o grande charme do projeto, o clássico veículo de linhas quadradas, nem sempre tenha autorização para ir onde o povo está. Apesar de várias tentativas ao longo de todos esses meses, os músicos não conseguem liberação para a Kombi ocupar vias públicas, justamente por causa da modalidade inusitada da empresa. Com isso, a ideia original sofreu adaptações. "Em vez de parar a Kombi na rua, adotamos a estratégia de ir a eventos, como na Quadra Cultural", conta Hamilton.
Burocracia
Se você tem interesse nos produtos do "On the Road", não precisa esperar que o veículo passe perto da sua casa. Os empresários conseguiram autorização para permanecer todos os sábados na Praça da Espanha, junto com a feirinha de antiguidades. Os empresários, não a Kombi. "Estacionamos a Kombi e vendemos os produtos em barraquinhas, do modo tradicional. Também não podemos deixar o veículo na feira de antiguidades, pois ele não se enquadra no perfil", diz Hamilton. Outra opção para os clientes é ligar e solicitar o serviço (41-9912-8584).
Despedida
A Kombi foi criada no final dos anos 1940 e fabricada no Brasil até 2013. Um vídeo de despedida foi lançado pela Volkswagen, em março deste ano, para mostrar quais seriam os últimos desejos do veículo, que ganhou voz e decidiu homenagear pessoas que o tornaram conhecido, como o designer americano Bob Hieronimous. Ele pintou um exemplar da Kombi que virou símbolo do festival de Woodstock. Sabe quem também aparece no vídeo? Os empresários do "On The Road" (foto).
Reprodução/Internet
Wally moderno
A famosa série inglesa de livros infantis "Wally", que desafia os leitores a acharem o rapaz de roupa listrada e óculos redondos em meio a um cenário carregado de figuras , tem uma versão mais moderna, on-line. O jogo "Onde está o Wally" pode ser acessado pela internet e apresenta uma lista de outros elementos que devem ser encontrados. Veja em: www.jogosdodia.com/jogos/where-is-wally.html.
Bazar no Largo da Ordem
Reunir arte, artesanato, design, gastronomia e muito mais em um só local. Essa é a ideia do Bazar Art Sale, que começa no sábado e vai até domingo em Curitiba, no Largo das Artes (Rua Des. Ermelino de Leão, 472). Além de expositores de acessórios, móveis e roupas, o evento terá apresentação musical de Tiago Martins, trazendo o melhor do Pop Rock e da MPB; e de Myria Tokmaji, cantora síria que se apresentará com o Qanun, instrumento árabe. A exposição vai das 9 h às 15 h. Mais informações: www.facebook.com/largodasartescwb.
MON de graça
O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, realiza neste fim de semana o Domingo + Arte, com entrada gratuita das 10 h às 18 h. O ingresso deve ser retirado no dia, até as 17h30 embora o horário possa ser antecipado conforme o fluxo de visitantes. Haverá oficina de pintura sobre metal com Tatiana Stropp, em dois horários diferentes, às 15h e às 16h, no espaço da Ação Educativa (subsolo do MON).
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora