Nos últimos meses, os moradores de Maringá, no Norte do estado, se habituaram a ver pelas ruas e avenidas da cidade as faixas do projeto Sinal do Saber, que chamam a atenção para palavras escritas e pronunciadas incorretamente, de acordo com a norma culta da língua portuguesa. A iniciativa foi idealizada pelo advogado Lutero de Paiva Pereira, como a coluna mostrou em setembro. No último fim de semana, porém, outras faixas atraíram olhares, por defenderem que desobedecer à norma-padrão não é tão errado assim (foto). O nome do projeto, desenvolvido por alunos e professores de Letras da UEM, é Virada Linguística. Baseando-se em estudos teóricos, os alunos entendem que não existe uma única forma de falar e escrever o português.
Debate
De acordo com uma das coordenadoras da iniciativa, Cristiane Carneiro Capristano, o objetivo não é criticar o projeto Sinal do Saber, mas ressaltar a diversidade linguística e cultural da cidade. "Temos uma norma culta, que é importante, prestigiada pela sociedade e que usamos em diferentes situações. Mas a língua não se reduz a isso", afirma. O advogado Lutero de Paiva Pereira diz não encarar o trabalho de alunos e professores da UEM como provocação. Ele afirma que o seu projeto não é contra alguma pessoa ou grupo, mas a favor de uma proposta de conhecimento. "Nas empresas, no Enem, nos concursos, é exigida a norma culta. Precisamos falar melhor porque somos avaliados quanto à forma como falamos e escrevemos." E você, o que acha?
Interlagos em Curitiba
A leitora Sandra Elizabeth Beltrami escreveu à coluna pedindo ajuda para os moradores da Rua General Aristides Athayde Júnior, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Segundo ela, desde que a via foi alargada e asfaltada, virou uma pista de corrida. "No trecho entre a Rua Carlos de Carvalho e a Princesa Isabel não há um sinaleiro ou lombada física. Moro nesse trecho, que nas quartas-feiras ainda recebe uma feira localizada nas laterais. Mesmo com a feira, os carros passam em alta velocidade", conta. Outro problema, segundo ela, é que os caminhões dos feirantes estacionam ao longo da quadra, impossibilitando a visão dos motoristas que saem das garagens. A coluna repassou a reclamação para a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). A Setran informou que "vai monitorar e analisar a velocidade dos carros na região e também a questão do estacionamento de veículos de grande/médio porte dos feirantes, para verificar a necessidade de alguma intervenção".
Santa Casa
Falamos recentemente sobre uma das formas de doação à Santa Casa de Curitiba, a aquisição de "ações" da Bolsa de Valor à Vida (Bovavi). Outra possibilidade é repassar os recursos via conta telefônica, por meio de uma parceria do hospital com a Copel. O pagamento é debitado automaticamente na conta da pessoa cadastrada e o valor mínimo é R$ 5. Para participar, basta fazer o download do formulário de adesão e enviá-lo preenchido para o e-mail doesantacasa@pucpr.br. O download do formulário pode ser feito pelo site www.doesantacasa.org.br.
Neta de peixe...
A escritora gaúcha Maria Luíza Vargas Ramos escreve crônicas e contos desde que aprendeu a juntar as letras, aos 6 anos de idade um talento precoce que se repete agora com a neta, Bruna. As duas publicaram juntas um livro infantil, A Menina do Não e Outras Histórias, que traz dois contos da neta e dois da avó. A menina, de 5 anos, ainda não está alfabetizada, por isso dita suas histórias para Maria Luíza, que não intervém. Só escreve o que a neta vai falando. Os contos de Bruna já ganharam repercussão nacional: a história A Conchinha Bailarina, por exemplo, conquistou no mês passado o 1º lugar num concurso de contos infantis da Editora Guemanisse, no Rio de Janeiro.
Qual é a praia?
Há alguns dias, publicamos foto de um painel do Aeroporto Afonso Pena que mostra uma praia belíssima, mas não identifica o local. A imagem foi enviada pelo leitor Marcos Lefevre, que pediu ajuda para descobrir onde foi feito o clique. Outro leitor, o Marcos Moreira, enviou e-mail para dizer que se trata da Praia Brava de Florianópolis. Mistério resolvido?
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora