Todos os dias, a cena se repete: vários carros ficam estacionados dentro do Passeio Público de Curitiba, próximo ao posto da Polícia Militar. Um leitor chegou a contar 28 carros num domingo, boa parte com placas de outras cidades. Até questionou um policial que estava no local, mas, diante do tom intimidador com que a queixa foi recebida, continuou sua caminhada, ainda que indignado com o fato de alguns poderem estacionar seus carros no local. "Seriam turistas?", questionou.
A reportagem foi até o Passeio na última sexta-feira e confirmou a situação. Doze carros estavam estacionados nas proximidades do posto da PM, no início da tarde. Consultado, um policial esclareceu a charada: todos são carros de policiais militares. "Tanto assim?", foi questionado, ao que respondeu que não são apenas carros de PMs lotados no posto, mas que trabalham em toda a região. "O número depende da escala do dia. Às vezes, tem operação especial e fica mais cheio", contou.
Volta à rotina
Se você ainda não saiu de casa, prepare o seu espírito: hoje é dia de volta à rotina em Curitiba, com todas as escolas funcionando, o que significa mais 30% de carros nas ruas. Programar-se para sair mais cedo e paciência redobrada é o que o período exige.
Enfim, ação social
Prestes a complentar um ano, no próximo dia 1º (data em que a primeira, a do Uberaba, começou a funcionar), as Unidades Paraná Seguro receberam uma boa notícia na semana que passou: a oferta de atividades em tempo integral aos estudantes de escolas próximas às UPSs. Somente nas dez unidades de Curitiba há também uma em Cascavel e outra em Londrina a previsão é de que 12 mil estudantes sejam atendidos.
As UPSs nasceram com a proposta de unir policiamento comunitário e ações sociais em regiões onde a criminalidade é alta. Mas por enquanto essa é a única medida social efetiva e sistemática de que se teve notícia.
Sem mangueiras
O Centro de Eventos de Ponta Grossa, onde acontecem festas como a Münchenfest, foi alvo de vândalos na semana passada. As mangueiras de combate a incêndio foram cortadas e os bicos de aço roubados. A prefeitura informou que está substituindo os materiais danificados, mas se queixou da onda de vandalismo voltada aos bens públicos municipais. No começo deste mês, 13 placas de sinalização foram arrancadas na periferia. Em janeiro, um posto de saúde da periferia teve a porta de vidro estourada e o computador, com todos os dados cadastrais dos pacientes do bairro, levado.
Teatro na escola
Crianças de escolas públicas dos bairros Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará, pertencentes à Regional Bairro Novo, vão conferir a partir de hoje, um espetáculo teatral gratuito. "O Jardim das Virtudes" será levado aos bairros pelo Grupo Almazém Teatro de Bonecos. As apresentações prosseguem nos dias 20 e 21 de fevereiro, com sessões: às 9, 10h30, 13h30 e 15 horas, em escolas préselecionadas pela Fundação Cultural de Curitiba.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora