• Carregando...
 | Felipe Rosa/ Gazeta do Povo
| Foto: Felipe Rosa/ Gazeta do Povo

Mais uma ideia bacana surgiu na internet. Desenvolvido por três curitibanos, o uBurg (www.uburg.com) é um site voltado para a interação de moradores do mesmo bairro. Nele, os cadastrados podem registrar casos de furtos e roubos na região, apontar problemas na iluminação e nos espaços públicos do bairro, encontrar estabelecimentos comerciais na vizinhança, indicar mão de obra e registrar informações sobre achados e perdidos. "As pessoas também podem doar o que já não usam mais", explica Leandro Iwersen, de 29 anos, um dos sócios do site. Em funcionamento há cerca de dois meses, a página já tem mil pessoas cadastradas, de vários bairros de Curitiba e região metropolitana. A maior parte dos usuários é do Juvevê (50 registrados). Na sequência aparecem Alto da Glória (20) e Boqueirão (20).

Resultados

Os próprios moradores abastecem o site com informações. Os registros são utilizados pelas lideranças dos bairros com o objetivo de cobrar melhorias para a região. Reclamações sobre a baixa iluminação da Rua Moysés Marcondes, no Juvevê, por exemplo, foram encaminhadas à prefeitura pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do bairro. "Havia muitas lâmpadas queimadas. Em poucos dias o problema foi resolvido", conta Iwersen. Os responsáveis pela página estão entrando em contato com Consegs de vários bairros. "Como não vai muita gente nas reuniões dos Consegs, o site tem ajudado", diz.

Pedestre não tem vez

Em muitos lugares de Curitiba o pedestre não consegue atravessar a rua com um mínimo de segurança. O leitor David de Carvalho aponta um deles: a Avenida Sete de Setembro, em frente do Shopping Estação, no Centro (foto). "Tem canaleta de ônibus com vários sentidos e conversões e não tem semáforo para os pedestres, que precisam adivinhar quando os ônibus e carros param ou avançam." Você também quer denunciar um local onde quem anda a pé não tem a mínima chance? Então envie sua reclamação para entrelinhas@gazetadopovo.com.br. As sugestões mais recorrentes serão encaminhadas para a prefeitura.

Endividados

Está cheio de dívidas e não sabe como honrar os compromissos assumidos? O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Estácio Curitiba vai promover, de 16 a 20 de setembro, a 1ª Semana do Superendividamento. A intenção é dar atendimento a pessoas com dívidas de até R$ 15 mil e que comprometam mais de 50% do rendimento mensal familiar. As inscrições podem ser feitas até amanhã na Avenida São José, 1.179, no Cristo Rei. Serão atendidas pessoas cuja renda familiar não exceda, mensalmente, três salários mínimos. O foco principal do projeto é a mediação da dívida entre credores e devedores. Mais informações: (41) 3088 -0474.

Consumidor

Em comemoração aos 23 anos do Código de Defesa do Consumidor, completados ontem, o Procon Paraná lançou, em formato digital, uma publicação que reúne a legislação nacional e estadual de defesa do consumidor. O documento está disponível no site do Procon-PR (http://bit.ly/17Xf7gb).

24 quadros por segundo

"Eu poderia viver da minha arte, mas nunca da minha vida."

A frase foi enviada pelo leitor Lineu. Segundo ele, ela foi extraída do filme Sonata de Outono, de Ingmar Bergman.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]