Para alguns, pode até parecer engraçadinha. Pessoalmente, acho que ela é rasa e de mau gosto. Mas esse não é o ponto ao qual quero chegar. A realidade é que a propaganda cujo slogan é “Escute suas bolas”, de uma marca famosa de cerveja, é muito mais que isso. Trata-se do retrato de um país que incentiva homens a agir de acordo com seus instintos, sem reflexão. No extremo (leiam bem: no extremo!), é esse comportamento que conduz a atos abomináveis como o estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro.
Há um sério problema em uma nação que não enxerga o risco de tratar de modo natural esse comercial e o comportamento que ele sugere. E o fato de a propaganda ser veiculada há tantos meses é um sintoma disso. Afinal, a mensagem é clara: o homem de verdade é aquele que escuta seus testículos. Que pensa com os genitais.
A propaganda cujo slogan é “Escute suas bolas”, de uma marca de cerveja, é o retrato de um país que incentiva homens a agir de acordo com seus instintos
Não é de hoje que as marcas de cerveja buscam associar o consumo de bebida à masculinidade. E, particularmente, à conquista sexual. O recado: quem bebe se dá bem. Sabe-se que não é exatamente assim. A ingestão abusiva de álcool está fortemente relacionada à violência contra a mulher. Mas tudo isso é naturalizado na tela da televisão...
Há ainda outro pensamento comum entre homens que, também no limite, conduz a abusos contra mulheres: o de que, quando elas dizem “não”, querem na verdade dizer “sim”.
A suposta característica feminina de fingir o querer simulando o não querer (ou de não saber muito bem o que quer, mesmo demonstrando desejo) passou a ser popularmente chamada de histeria. É curioso que mulheres são rotineiramente chamadas de histéricas. Mas pouco se ouve dizer que um homem é histérico.
Por sinal, faz tempo – muito tempo – que é assim que muitos veem as mulheres. Quem cunhou o termo “histérica” e descreveu-a como “perturbada”, no século 5 a.C, foi o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina. “Hysteria” é “útero”, em grego. De onde veio “hysterikos” (perturbação do útero). Hipócrates acreditava que o fluxo de sangue do útero para a cabeça provocava perturbações no comportamento delas.
Obviamente, é uma conclusão ultrapassada, sem base científica alguma, mas que atravessou os séculos sedimentando um preconceito: mulheres são histéricas; fingem não desejar o que desejam – o que, supostamente, autorizaria o avançar do sinal.
Mas as areias do tempo nunca mudaram o fato de que “não” deve ser interpretado como “não”. E de que um homem que age unicamente movido pela ânsia de saciar suas vontades mais primitivas – ou que escuta suas bolas, como diz a propaganda– não se difere muito de um animal selvagem. A civilização foi afinal construída sobre bases da racionalidade, e não sobre o solo instável dos instintos. Ser civilizado é, portanto, dizer “não” ao apetite sexual desenfreado. A não ser que do outro lado haja um “sim”.
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