Receita dos "Chefs"

Risoto Triplo Funghi, com ingredientes para 4 pessoas: 500 gramas de arroz arbóreo, uma cebola média bem picada, um dente de alho bem picado, 150 ml de vinho branco seco, 100 gramas de manteiga sem sal, 100 gramas de cogumelos paris fresco laminados, 100 gramas de cogumelos shimeji frescos laminados, 100 gramas de cogumelos shitaki frescos laminados, 45 gramas de queijo parmesão ralado grosso, 10 gramas de salsinha picada, 50 gramas de creme de leite fresco, 1 litro de caldo de camarão (pode ser substituído por de legumes ou de frango, sempre sem sal).

Os "chefs" são Rafael Rocha (9616-7077 e 3022-2746) e Luiz Henrique Andretta Padilha (9916-7237 e 3925-1415). Eles atendem a domicílio. Num almoço para o qual fui convidado comi, gostei muito e pedi a receita. É ótima!

CARREGANDO :)

Esta quem conta essa é o jornalista Marcus Aurélio de Castro. No dia 24 de abril de 1986 o então Ministro da Fazenda, Dilson Funaro, veio a Curitiba a convite do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (Ibef). Mais de mil pessoas compareceram à sede do Pinheiros – hoje Paraná Clube – dentre as quais as principais autoridades do estado. O presidente do Ibef, Antônio Carlos Ro­­manoski, e seus diretores, se esmeraram na recepção, colocando até uma "comissão de frente" postada no saguão de entrada do clube.

Publicidade

Diretores e assessores se desdobravam para recepcionar os convidados. Brincalhão, o assessor de relações públicas saudava os amigos mais chegados com nomes estapafúrdios e curiosos. Lá para as tantas, chegou o sempre elegante e cerimonioso José Carlos Gomes Carvalho, o saudoso "Car­­valhinho".

Quando viu a "comissão de frente", tratou de juntar-se ao grupo e, conhecendo ou não o convidado, ia na onda do pessoal do Ibef, atento ao nome do recém-chegado.

Marcus Aurélio, ao ver chegar um dos seus companheiros da Copel, tratou de saudá-lo efusivamente:

– Que bom que você veio, "Efebedeu"!

Respeitosamente, tiveram que engolir o riso, pois o Carvalhinho estendeu a mão para o convidado e detonou:

Publicidade

– Caro Efebedeu, como tem passado?

Augusto definiu "quaresma"

Conta o dentista Patrício Caldeira de Andrada que "reunidos em torno de uma mesa de jogar botão, os pequenos colegas do meu neto Augusto, que comemorava seis anos de idade, discutiam o significado da palavra Quaresma, que era o assunto da conversa entre as suas genitoras. Depois de escutar um dos colegas, o João, que achava que Quaresma é uma doença, o Augusto complementou:

– É mesmo! E só cura quando a gente come bastante chocolate".