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Deresiewicz abandona o apreço pelo hermetismo ao ler Jane Austen | Divulgação
Deresiewicz abandona o apreço pelo hermetismo ao ler Jane Austen| Foto: Divulgação

Na maioria das vezes, o ensaio literário é uma forma de presunção intelectual. Fala-se para os pares, excluindo o maior número de pessoas. Há também um desejo nunca confessado de fazer com que ele seja o substituto do livro ou dos livros a que remete. O trânsito das ideias tende a ser do crítico para o autor, pois aquele se vê como superior nesta cadeia alimentar. Em alguns casos, o texto analítico se desconecta totalmente da literatura, funcionando sozinho e no vazio.

Este modelo, além de não formar leitores para a literatura, ainda passa uma ideia de que esta é uma área irrelevante. Assim, o poder estaria na crítica, numa crítica que fez da autonomia uma anomalia. Mas o discurso analítico ainda pode dialogar com os leitores comuns, tornando-se vital para ele, ao mesmo tempo em que destaca o poder da literatura. É isso que se conclui da leitura prazerosa dos ensaios de William Deresiewicz – Aprendi com Jane Austen (Rocco, 2011).

Aluno de mestrado em Nova York, Deresiewicz era um jovem pretensioso, que se sentia confortável nos valores da modernidade: "Tendo frequentado o altar do modernismo, com suas posturas arrogantes e seus altos conceitos de sentido filosófico, eu acreditava que a grande literatura deveria ser perturbadora e hermética" (p.41). As imagens de adoração neste altar eram James Joyce e Joseph Conrad, até ele encontrar um professor atípico, que o leva à romântica Jane Austen, ensinando-o a escutar os autores, a dialogar em intimidade com eles, para compreendê-los e não para negá-los. Este mestre o convence de que "os estudos literários não têm relação com o aprendizado de alguma linguagem secreta ou o domínio de um monte de filigranas teóricas" (p.104) e restabelece o contato com as formas tradicionais de leitura.

Isso faz com que objeto de estudo de Deresiewicz mude imediatamente; ele passa a habitar os romances de Austen. Ao se dedicar de forma não preconceituosa a livros de outra época para escrever sua dissertação, o rapaz imaturo, em conflito com o pai, sem um lugar no mundo, obtém muito mais do que um ensaio acadêmico, pois descobre com a autora que "aprender a ler significa aprender a viver" (p.108). Assim, a pós-graduação, para além de um lugar de adestramento de discurso, foi uma oportunidade de amadurecimento.

Aprendi com Jane Austen é um livro deslumbrante, em que a vida do crítico e a análise dos romances caminham juntas. Deresiewicz não usa a primeira pessoa apenas para tratar das obras, ele se apresenta autobiograficamente, sem perder a sua capacidade de compreensão e elucidação dos livros, demonstrando como foi encontrando caminhos existenciais por meio dos romances.

Educação sentimental e social que ajudou um homem de 30 anos a se tornar adulto, os romances de uma autora com "uma linguagem que não chama a atenção para si mesma em momento algum, que vai se desenrolando facilmente como a respiração" (p.24), encarnam o poder humanizador do literário, que não está nos jogos, nas experimentações de linguagem e muito menos nas suspensões éticas, e sim nas particularidades de quem viveu os seus livros e não apenas os escreveu.

Com estes ensaios, Deresiewicz restaura a importância do eu biográfico, repassando as lições aprendidas com seu mestre Karl Kroeber, a de que toda leitura é antes de tudo uma postura receptiva diante de uma obra e a de que a literatura nos ajuda a chegar a nós mesmos.

Serviço

Aprendi com Jane Austen, de William Deresiewicz. Tradução de André Pereira da Costa. Rocco, 256 págs. Ensaios.

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