Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
nostalgia

Automóvel, dúvida em Curitiba

Francisco Fido Fontana e o automóvel que consta ser o primeiro que existiu em Curitiba. O passageiro é o caricaturista Mário de Barros. A foto é de 1903 |
Francisco Fido Fontana e o automóvel que consta ser o primeiro que existiu em Curitiba. O passageiro é o caricaturista Mário de Barros. A foto é de 1903 (Foto: )
Automóvel, também pertencente à importadora de Fontana, em visita a Araucária. O fato é registrado como ocorrido em 1909 |

1 de 5

Automóvel, também pertencente à importadora de Fontana, em visita a Araucária. O fato é registrado como ocorrido em 1909

Foto da Avenida João Gualberto em 1915. A mansão da esquerda, conhecida como a casa das ferraduras, pertencia ao prefeito Candido de Abreu, que comprou o primeiro automóvel para a prefeitura. A casa do pioneiro Fido Fontana ficava vis-à-vis |

2 de 5

Foto da Avenida João Gualberto em 1915. A mansão da esquerda, conhecida como a casa das ferraduras, pertencia ao prefeito Candido de Abreu, que comprou o primeiro automóvel para a prefeitura. A casa do pioneiro Fido Fontana ficava vis-à-vis

O leiloeiro Júlio Gineste, proprietário deste automóvel, conversa com o ciclista Domingos Foggiatto. Foto de 1909 |

3 de 5

O leiloeiro Júlio Gineste, proprietário deste automóvel, conversa com o ciclista Domingos Foggiatto. Foto de 1909

A Agencia Ford de Luiz Ciruelos, na Praça Osório, recebia seus carros importados condicionados em caixas de madeira, na década de 1920 |

4 de 5

A Agencia Ford de Luiz Ciruelos, na Praça Osório, recebia seus carros importados condicionados em caixas de madeira, na década de 1920

A garage de Affonso Perotti, na Rua Dr. Murici, era uma oficina mecânica conceituada. Seu proprietário morreu na primeira competição automobilística de estrada realizada na região de Curitiba. A foto é de 1927 |

5 de 5

A garage de Affonso Perotti, na Rua Dr. Murici, era uma oficina mecânica conceituada. Seu proprietário morreu na primeira competição automobilística de estrada realizada na região de Curitiba. A foto é de 1927

Paulo Affonso Grotzner, amigo, leitor e principalmente colaborador desta página da Nostalgia, sempre nos manda alguma noticia histórica e de valor sobre a antiga Curitiba. Em meados do mês passado nos enviou uma noticia traduzida do jornal de língua alemã que era impresso aqui e circulou de 1902 até 1938. Trata-se do Der Kompass, que traduzido significa: A Bussola.

Muito bem, o Der Kompass publicou no dia 2 de abril de 1903, uma quinta-feira, no setor de Noticias Locais a seguinte nota: Na última segunda-feira, à noite, o senhor Fido Fontana circulou nas estradas do município, testando um automóvel para seis passageiros; o primeiro e até o momento único carro no estado. Nas ruins e esburacadas da maioria das nossas estradas vicinais, o uso de automóveis, certamente não encontrará muitos usuários. Já nas ruas da cidade, além de pouco práticos são muito perigosos.

Tal notícia confirma que o primeiro automóvel rodou em Curitiba no ano de 1903, melhora a informação abonando que o fato aconteceu na noite do dia 29 de março daquele ano, entretanto como a nota afirma em: ... testando um automóvel para seis passageiros... tal notícia abre uma duvida sobre a imagem que temos de Francisco Fido Fontana dirigindo um automóvel para dois lugares e tendo como passageiro o famoso caricaturista de O Olho da Rua, Mário de Barros, cuja informação que temos, nos da conhecimento de ser o mesmo o primeiro automóvel de Curitiba.

No entanto vamos encontrar outra fotografia onde aparece um automóvel de seis lugares visitando uma colônia polonesa, que consta como sendo Araucária. Esse automóvel já aparece com uma pequena placa com o nome de Francisco Fido Fontana, indicando ser ele oriundo de sua garage de importação de: Automóveis – Autocanoas – Motocyclettes e Bicyclettas – com: Atelier de reparações no Batel, Telephone 23. Nesse automóvel, cercado por colonos polacos está o motorista de sobrenome Kaminski, que era funcionário da Garage Royal de propriedade de Fontana, com mais quatro passageiros. A data que consta na foto é como sendo de 1909.

O jornal Der Kompass registra o fato ocorrido em 1903 como sendo efetuado por um automóvel de seis lugares e temos outro de apenas dois lugares, dirigido pelo próprio Fido Fontana, como sendo o primeiro a rodar em Curitiba. Tal dúvida levantada pede certo esclarecimento, principalmente pelos aficionados colecionadores de carros antigos, quer do Museu do Automóvel do Parque Barigüí como do Veteran Car Club, sediado no bairro do Atuba. Está ai um bom desafio para que seja esclarecido qual era o tipo que tinha o primeiro automóvel de Curitiba.

Antes de encerrar mais esta Nostalgia vamos ao seguinte: NR:- No domingo passado, dia 28 de setembro, esta página noticiou que a Gazeta do Povo estaria promovendo uma exposição de fotografias antigas no interior do Shopping Paladium e que a mesma poderia ser visitada pelos interessados a partir do dia 2 de outubro. As referidas fotos foram cedidas ao setor de Marketing para tal uso. Como a dita mostra não aconteceu, peço desculpas aos leitores desta pagina e aos meus amigos pela falsa noticia que fui compelido a registrar. Em meus 56 anos como jornalista é a primeira "barriga" que cometo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.