Avenida Vicente Machado, a calçada em frente ao Colégio Julia Wanderley destruída por um caminhão de obras| Foto: Acervo histórico CD
Calçada destruída em frente ao colégio
Avenida Vicente Machado no cruzamento com a Visconde de Nácar em 1937
Avenida Vicente Machado no cruzamento com a Visconde de Nácar em 1939
Avenida Vicente Machado no cruzamento com a Visconde de Nácar em 2007
Avenida Vicente Machado em dezembro de 2007
Avenida Vicente Machado, recapeamento, janeiro de 2012
CARREGANDO :)

A Avenida Vicente Machado já foi abordada outras vezes aqui nesta página da Nostalgia. Hoje voltamos a ela, não tanto para relembrar o seu passado como para anotá-la em seu presente. Por ser o meu caminho obrigatório para ir ao centro da cidade, percurso feito varias vezes por dia, toda e qualquer modificação que ali acontece me prende a atenção.

O leitor habituê desta página está lembrado quanto aqui foi batalhado pela recuperação do busto da professora Julia Wanderley, que estava em frente ao colégio que leva o seu nome, hoje, felizmente, se encontra recolhido ao interior daquele estabelecimento. Entretanto outro descaso chama a atenção de quem passa na frente daquela instituição.

Publicidade

Aproveitando o período das férias deste verão o dito colégio passou por reformas em seu telhado. A cobertura de telhas de barro foi substituída por uma coberta de Eternit no que resultou a retirada das antigas do local como sucatas, cujos diversos carregamentos foram feitos por um caminhão que, para tanto, trafegou sobre a calçada fronteira ao colégio, destruindo-a. Remendo de um lado, estrago noutro.

Segundo a vizinhança, a calçada destruída assim permanece a longas semanas, prejudicando a locomoção dos pedestres. Curiosamente temos ali um contraste. A prefeitura está retirando a capa de asfalto e colocando uma nova onde os automóveis trafegarão com mais suavidade e, também, velocidade. É bem um retrato da realidade dos tempos modernos em nossa cidade, para os automóveis pistas impecáveis, ao pessoal caminhante ficam as calçadas esburacadas, desconjuntadas e cheias de deformidades. Apesar de que o caso da calçada da frente do colégio nada tem a ver com a prefeitura e sim com a empreiteira que executou a obra no telhado da escola.

Quando as aulas se iniciarem, já no próximo mês, a calçada da frente do Colégio Julia Wanderley deverá estar refeita, assim como o recapeamento da Avenida Vicente Machado, entretanto ficam as perguntas: quando as ruas dos bairros, verdadeiras colchas de retalhos, com seus buracos e morretes serão recapeadas? Ou então quando as ondas, as inclinações e depressões do calçamento malfeito com os peti-pavês das ruas centrais serão extirpados?

Que a Avenida Vicente Machado fique como exemplo do que poderia ser realizado nas ruas dos bairros curitibanos. O vereador do seu bairro está tomando alguma providência? Ou a prefeitura? Bem, amigos! As eleições estão chegando, portanto...