No próximo dia 10 de janeiro, os integrantes das caravanas de todo o Brasil que chegarão a Curitiba para o evento que a Pastoral da Criança está organizando na Arena da Baixada assistirão em primeira mão a um compacto do documentário sobre a vida da fundadora da entidade, a médica Zilda Arns Newmann. O trabalho leva a assinatura do produtor carioca Ernesto Rodrigues, que também produziu o documentário sobre Ayrton Senna.
O documentário ficará pronto no final de janeiro e traz depoimentos de diversas personalidades, entre elas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro da Saúde Adib Jatene e outros ocupantes da pasta, artistas e representantes do Unicef.
Avant-première na Baixada 2
Segundo disse ontem à coluna o coordenador nacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Newmann, filho da doutora Zilda, a data foi escolhida por ser próxima do aniversário de cinco anos de sua morte no terremoto do Haiti, no dia 12 de janeiro. O presidente da CNBB, D. Raimundo Damasceno, o cardeal-arcebispo de São Paulo, D. Odilo Scherer, e o padre Reginaldo Manzotti, concelebrarão uma missa às 20 horas.
O evento marcará a abertura do processo de beatificação da médica.
Curitiba na mesa
Sobe a estrela da chef Manu Buffara, destaque na edição de ontem da revista Boa Viagem, do jornal O Globo, que publicou ampla reportagem sobre Curitiba e sua culinária, assinada pelo repórter Eduardo Maia. O chef Júnior Durski, fundador da rede de restaurantes Madero, também foi lembrado como uma grife da gastronomia curitibana.
Breja artística
Para celebrar uma edição especial da cerveja Petroleum, a cervejaria artesanal curitibana DUM convidou o artista plástico André Mendes para ilustrar, à mão, uma a uma, um lote de 816 caixas da bebida. Elas foram entregues como presente aos colaboradores que participaram do financiamento coletivo para a produção do documentário Petroleum é Nosso - A Ebulição da Cerveja Artesanal no Brasil, que retrata a trajetória da fábrica.
Nas imagens, Mendes desenhou uma sequência de cenas que, juntas, contam ludicamente a produção caseira da Petroleum. O trabalho pode ser visto na página da cervejaria no Facebook.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.