Após um hiato de cinco anos, a Camerata Antíqua de Curitiba fez um concerto na prestigiada Sala São Paulo, aplaudido por vários minutos pela plateia em pé. Com repertório basicamente de obras brasileiras, sob a regência do maestro Claudio Cruz, coordenador artístico da Oficina de Música de Curitiba, a apresentação obteve um público acima da média para uma segunda-feira. Entre os presentes destacavam-se o diretor artístico da Orquestra Sinfônica de São Paulo, Arthur Nestrovsky, o diretor pedagógico do Festival de Campos do Jordão, Fábio Zanon; e Nelson Kunze, diretor da revista Concerto , a mais importante publicação brasileira do setor. O concerto teve como anfitriões os presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Jr.
No sábado, a Camerata havia se apresentado em Campos do Jordão, com igual sucesso.
Votação gorda
O médico e cirurgião curitibano João Caetano Marchesini foi eleito, na segunda-feira, em São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) para o biênio 2017-2018. Ele obteve 80% dos votos válidos. A entidade teve como um de seus fundadores, em 1996, o cirurgião João Batista Marchesini, pai de João Caetano. O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas. Apenas em 2015 cerca de 93,5 mil pessoas submeteram-se à técnica para redução de estômago, número que representa um crescimento de 6,25% se comparado ao mesmo período de 2014. Do total deste tipo de cirurgia feito no Brasil estima-se que 10% são pelo SUS.
Biquíni x mau humor do mundo
Nem só de notícias trágicas vive o mundo, em especial a Europa neste momento. Uma exposição que acaba de ser aberta na cidade de Lyon vai festejar os 70 anos do biquíni. Até o dia 24 de julho, estará em cartaz a mostra “Os 70 anos do biquíni”, que apresenta peças icônicas e traça a evolução desta invenção francesa que se tornou o símbolo do verão em todo o mundo. Aliás, o nome da criação de Louis Réard tem como origem o Atol de Bikini, um atol do oceano Pacífico onde, em 1º de julho 1946, foram realizadas explosões atômicas experimentais pelos Estados Unidos.