Enquanto os jogos olímpicos estiverem correndo soltos no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, em 2016, os gregos estarão recebendo um presente brasileiro: os 24 cantos da Ilíada, de Homero, serão apresentados na Grécia simultaneamente à Olimpíada pelo grupo curitibano Companhia de Teatro IlíadaHomero. Mas até lá quem vai poder mergulhar no poema épico são os curitibanos.
Uma vez por mês, o grupo levará um canto ao palco do Memorial de Curitiba, a partir do dia 8 de maio, às 20 horas, onde fica em cartaz até o dia 11.
Canto no Olimpo 2
A parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra para viabilizar as apresentações foi assinada entre o diretor teatral Octávio Camargo, a diretora-presidente do Guaíra, Monica Rischbieter, e a diretora artística, Mara Moron. Segundo Camargo, trata-se de um presente de atores brasileiros e uma homenagem à tradição helênica.
Customização das arábias
A empresária curitibana Maria Alice Zattar acaba de inaugurar um corner da marca americana Inch of Gold no Shopping Palladium. E um segundo será aberto em maio no ParkShoppingBarigüi. O negócio é interessante: o cliente pode escolher entre 150 tipos de correntaria, banhados a ouro 18 quilates ou prata, dispostos em carreteis, quantos centímetros quer levar para casa para montar sua joia.
Maria Alice conheceu a marca durante um cruzeiro em 2012 e lá pra cá não sossegou enquanto não a trouxe para o Brasil. Ela já planeja a expansão do negócio.
À luz da noite
Está para ser anunciada em breve a mudança de mãos de um conhecido empreendimento da área de entretenimento da cidade. A negociação, que envolve algumas centenas de milhares de reais, já foi concluída, faltando apenas as respectivas assinaturas no contrato. Por enquanto, as duas partes pedem anonimato.
Cortázar Pop
O casal de advogados Májeda e Carlyle Popp lança dia 6 de maio, no Palacete dos Leões, o livro de contos Instruções à Cortázar Homenagem de Cronópios, Famas e Esperanças (Editora Juruá). A obra, coordenada por Carlyle, homenageia os 100 anos de nascimento do escritor argentino Julio Cortázar. Segundo Májeda, os contos assinados por eles chamam-se respectivamente Instruções ao Goleiro e Instruções para visitar recém-nascido. Há também contos de outros autores, como Instruções para morar em Curitiba e Instruções para fritar ovo.
O posfácio é assinado por Antonio Torres, da Academia Brasileira de Letras. O livro será lançado também em Portugal, no início de junho.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.