Muita gente não sabe, mas há quase 1 milhão de pessoas no Brasil que não têm dinheiro para comprar equipamentos especiais, como andadores e cadeiras para banho. Agora surge um projeto para minimizar o problema: construir esse tipo de mobiliário usando materiais baratos como canos de PVC, fita plástica e cola. Uma cadeira de rodas, por exemplo, custa pelo menos R$ 450,00, enquanto uma feita em PVC sairia R$ 75,00. A coordenadora do projeto, Regina Joppert Lopes, do Centro de Inovação da Fundação Getúlio Vargas, diz que a ideia é que a própria comunidade aprenda e construa seus equipamentos.
Para tirar a ideia do papel, a instituição está promovendo, em Curitiba, uma oficina para pais e profissionais que atendem crianças com necessidades especiais.
Expandindo a cultura
As cidades vizinhas de Porto União, em Santa Catarina, e União da Vitória, no Paraná, sediam a partir de hoje uma "filial" da Academia de Cultura de Curitiba e da Academia de Cultura Precursora da Expressão. João Darcy Ruggeri e Alysson Frantz recepcionam convidados à noite, com apresentação musical e exposição de obras de arte, no Centro Cultural 25 de Julho, em Porto União.
Ondas musicais pelo mundo 1
Daqui a uma semana, o jornalista e agora diretor de cinema Guto Barra desembarca no Rio de Janeiro para acompanhar a estreia nacional de seu primeiro longa-metragem, no Festival do Rio. O documentário Beyond Ipanema: Ondas Brasileiras na Música Global, dirigido por Guto em parceria com o produtor musical Béco Dranoff, será exibido em mostra especial, à meia-noite do próximo sábado. Guto, que nasceu aqui e estudou Jornalismo na PUC-PR, vive nos EUA há 12 anos e havia realizado outro documentário sobre música, o curta Clash of Cultures, já lançado em DVD.
Ondas musicais pelo mundo 2
Beyond Ipanema tem nomes famosos no elenco. Há entrevistas com Caetano Veloso, David Byrne, Seu Jorge e Bebel Gilberto, entre outras estrelas musicais, além da direção de arte de Giovanni Bianco, colaborador assíduo de Madonna. Mas o filme tem também outros curitibanos de talento nos créditos: Lilka Hara na edição, Arthur Kummer na direção de fotografia, e Kika von Kluck na pesquisa. Depois do Rio de Janeiro, o documentário segue para exibição em outros festivais prestigiados, como o do American Film Institute.
Palavra de especialista
Está chegando hoje de Montreal o brasileiro Oliver Hille, que atua como representante da ONU para assuntos de meio ambiente. Na cidade canadense funciona o Comitê sobre a Diversidade Biológica da instituição, onde Hille coordena projetos voltados à biodiversidade e sustentabilidade. Em Curitiba, o especialista vai falar, no próximo dia 25, sobre os desafios das nações em busca da sustentabilidade, dentro do II Seminário sobre Biodiversidade e Saúde do Grupo Educacional CBES.