O varejo paranaense fechou 2015 com queda de 8,79% nas vendas. Nem mesmo a alta de 19,36% registrada em dezembro em relação a novembro conseguiu alavancar o desempenho do comércio em todo o estado. Foi o pior Natal dos últimos sete anos, com faturamento 12,58% menor do que o de dezembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Conjuntural elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/PR), divulgada ontem.
Hohoho...rrível 2
Os únicos setores que obtiveram resultado positivo no ano passado foram os supermercados e as livrarias e papelarias, com aumento de 6,82% e 4,86%, respectivamente. As quedas mais expressivas foram registradas pelas concessionárias de veículos (-26,58%), autopeças (-17,31%) e lojas de departamentos (-13,38%). O desempenho do comércio no acumulado de 2015 foi negativo em todas as regiões pesquisadas.
No topo das paradas
Maringá é o melhor município do Paraná segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal elaborado anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Na Região Sul, a cidade-canção ocupa a quarta posição e Curitiba é a única capital da região a figurar no ranking, divulgado ontem pelo site da revista de economia Amanhã, editada em Porto Alegre. Das 50 cidades mais desenvolvidas do Sul, 24 são gaúchas, 15 paranaenses e 11 catarinenses. Concórdia, no oeste catarinense, lidera a lista.