O varejo paranaense fechou 2015 com queda de 8,79% nas vendas. Nem mesmo a alta de 19,36% registrada em dezembro em relação a novembro conseguiu alavancar o desempenho do comércio em todo o estado. Foi o pior Natal dos últimos sete anos, com faturamento 12,58% menor do que o de dezembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Conjuntural elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/PR), divulgada ontem.
Hohoho...rrível 2
Os únicos setores que obtiveram resultado positivo no ano passado foram os supermercados e as livrarias e papelarias, com aumento de 6,82% e 4,86%, respectivamente. As quedas mais expressivas foram registradas pelas concessionárias de veículos (-26,58%), autopeças (-17,31%) e lojas de departamentos (-13,38%). O desempenho do comércio no acumulado de 2015 foi negativo em todas as regiões pesquisadas.
No topo das paradas
Maringá é o melhor município do Paraná segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal elaborado anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Na Região Sul, a cidade-canção ocupa a quarta posição e Curitiba é a única capital da região a figurar no ranking, divulgado ontem pelo site da revista de economia Amanhã, editada em Porto Alegre. Das 50 cidades mais desenvolvidas do Sul, 24 são gaúchas, 15 paranaenses e 11 catarinenses. Concórdia, no oeste catarinense, lidera a lista.
- O Sicredi inaugura hoje, com café da manhã às 8h30, sua nova agência em Curitiba, à Rua Comendador Araújo, 199, Centro.
- O secretário da Saúde do estado, Michele Caputo Neto, participa da cerimônia de inauguração dos novos leitos de UTI do Hospital São Vicente – FUNEF, às 9h30, em seu auditório.
- A Kopenhagen reinaugura hoje, das 18 às 20 h, sua loja no piso térreo do ParkShoppingBarigüi, que foi ampliada e passa a ser a maior da marca em Curitiba.
- A nutricionista Eliza Scarpin, da Tropical Banana, ministra hoje uma aula com receitas de sucos detox, às 19 h, no Estúdio Bom Gourmet Gazeta do Povo Pátio Batel.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco