Um curitibano acompanhava ontem com grande expectativa a apuração da eleição presidencial na Argentina, e torcia pela vitória do oposicionista Mauricio Macri. Se eleito (até o fechamento desta coluna Macri levava vantagem na pesquisa de boca de urna sobre o governista Daniel Scioli), o advogado Walter Petruzziello, de Curitiba, poderá ser alçado ao Parlamento Italiano.
Na torcida por Macri 2
Especula-se que o atual senador argentino Claudio Zin, que representa os italianos da América do Sul no Senado italiano, poderá ser escolhido para assumir a embaixada argentina em Roma. Neste caso, ele seria substituído por Petruzziello, primeiro suplente ao cargo. Ambos são filiados ao MAIE, Movimento Associativo Italiani all’estero (associação dos Italianos no exterior). Petruzziello cumpriria, assim, os dois anos e meio de mandato restantes e faria companhia à deputada paranaense Renata Bueno no congresso italiano.
Maratona social
Primeiro brasileiro a correr nos polos da Terra, o curitibano Marcelo Alves acaba de chegar do Chile, onde concluiu a Volcano, maratona sobre o vulcão Lascar. A experiência com as maratonas mais difíceis do mundo será dividida com a plateia no dia 2 de dezembro, no auditório do Hotel Bourbon. A renda da palestra será revertida à escola Os Pinhais – Centro de Educação Profissional, que forma jovens de baixa renda nas áreas de turismo e hotelaria. O valor do ingresso garante um exemplar do livro Extremos – a trajetória do primeiro brasileiro a correr nos dois polos, lançado no ano passado.
Pauteira
Mais uma da minha colega Rosy de Sá Cardoso, quase nonagenária, a propósito das novas tecnologias: “Não tenho e-mail, não tenho celular. Sou uma dama do século passado. Não sou dada a modernidades”. E ontem ela me telefonou, de casa, para contar que a Aliança Francesa de Curitiba comemorará 70 anos no próximo dia 4. “Não esqueça de noticiar”, ordenou.
Fruet no pódio
O prefeito Gustavo Fruet esteve em Brasília na semana passada para receber o Prince Michael International Awards, a mais importante premiação em segurança viária no mundo, entregue pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O prêmio foi concedido ao projeto “Semáforo do Idoso”, idealizado para a prefeitura de Curitiba pela agência OpusMúltipla. Único projeto brasileiro premiado, o “Semáforo do Idoso” permite aumentar o período do sinal fechado para veículos para dar mais segurança a idosos e pessoas com dificuldade de locomoção na travessia de ruas movimentadas.