A UFPR vai ganhar um ginásio de esportes que servirá de base para o treinamento das equipes brasileiras que irão disputar a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. A promessa foi feita nesta semana pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, que recebeu em audiência o reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor, Rogério Mulinari, e o vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Fernando Marinho Mezzadri. Também estava presente no encontro o chefe de gabinete do Ministério do Esporte, Adriano Massuda, que é professor da UFPR.
Méritos aos beneméritos
Na comemoração dos seus 66 anos, no dia 16 de agosto, a Fiep vai entregar a comenda Benemérito da Indústria às famílias dos empresários Anísio Tormena, ex-presidente da Alcopar, e Úrsula Von Borstel Kayser, ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon, ambos falecidos neste ano. Na mesma ocasião, a Fiep concederá a Honra ao Mérito a Renato Krindges, diretor-geral do grupo de confecções Krindges Industrial Ltda., com sede em Ampére, Sudoeste do estado. A solenidade será realizada no Cietep.
Onde está Oli
A chef Geraldine Miraglia, da Oli Gastronomia, viaja para a Bulgária na próxima terça-feira. Vai a convite da Embaixada do Brasil para participar do Festival de Cultura Brasileira em Varna, no Mar Negro. Depois, segue para Sófia, onde fará uma jantar na própria embaixada para convidados do embaixador Paulo Wolowski.
Tiro certo
O curitibano Marcos Olsen participou do Campeonato Mundial de Tiro aos Pratos na modalidade Sporting, encerrado no último dia 18 em Arezzo, na Toscana. O evento reuniu 1.283 atiradores. Ele também foi eleito para o Comitê de Direção da Federação Internacional de Tiro com Armas de Caça, cuja assembleia-geral ocorreu durante a competição. Olsen aproveitou para divulgar o campeonato latino-americano e a final da Copa das Américas de Tiro aos Pratos na modalidade Sporting, que serão realizados dias 27, 28 e 29 de agosto no Clube Paranaense de Tiro Esportivo, do qual ele é presidente.
De saída
O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Soichi Sato, está se despedindo da função. No dia 3 de agosto ele oferece uma recepção em sua residência oficial para oficializar sua saída. O substituto de Sato ainda não foi definido. O cônsul, que assumiu em maio de 2007, vai voltar para o Japão.
Raridade à venda
Um valioso acervo fotográfico, composto por centenas de milhares de negativos originais sobre Curitiba e os grandes acontecimentos da história recente do Paraná, nwos últimos 120 anos, está sendo colocado à venda por seu proprietário. A coleção, considerada um dos maiores acervos fotográficos particulares da América Latina, começou a ser formada em 1959.
Vizinho encrenqueiro
O empresário colombiano Carlos Amastha, cônsul da Colômbia para os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Tocantins, desdenhou o rompimento de Hugo Chávez com seu país anunciado nesta semana. "Não vou dormir esta noite de tanta preocupação", dizia a seus interlocutores na mesa do restaurante Caffé Millano do Maringá Park Shopping Center na última quinta-feira. Amastha é amigo pessoal do presidente Alvaro Uribe, que denunciou o governo da Venezuela por dar abrigo a guerrilheiros das Farc.