O presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil, Roberto André Oresten, reclamou ontem da nota sobre o carnaval ucraniano no BarBaran, publicada no último sábado. "Lastimo que sua nota dê a conotação jocosa de que enquanto na Ucrania (sic) os ucranianos morrem e lutam por um ideal aqui os seus descendentes festejam a folia de momo. Seria, a meu ver conveniente que a nota trata-se (sic) do evento do Bar, sem atingir negativamente, como o fez, quinhentos mil descendentes de ucranianos que vivem no Paraná", diz um trecho do texto.
Sem confetes para Putin 2
Oresten diz ainda: "A Sociedade Ucraniana do Brasil está solidária com o movimento dos irmãos ucranianos em prol da instalação efetiva de um estado democrático de direito e com ligação com a União Europeia. Repudiamos as ações do Governo Russo contra a soberania Ucraniana". Segundo ele, o BarBaran não possui nenhuma ligação com a entidade, embora esteja instalado no térreo de sua sede, e que o evento carnavalesco foi idealizado pelos proprietários do bar, sem a participação da direção do clube.
Sem confetes para Putin 3
O que motivou a reação do presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil foi a frase "Enquanto a pátria-mãe está em pé de guerra, o ucraniano BarBaran realiza neste domingo a primeira edição do seu Carnaval". A coluna esclarece que se limitou a noticiar a festa carnavalesca no bar e que a relacionou aos fatos que ocorrem na Ucrânia sem a intenção imaginada por Roberto Oresten.
E aproveita para pedir desculpas se a nota causou essa impressão.
Yes, nós temos fórum
Entidades ligadas ao turismo paranaense vão promover pela primeira vez o Fórum Paranaense de Políticas Públicas do Turismo em Curitiba. O evento será no próximo dia 14, no auditório do Bloco Amarelo da Universidade Positivo, no segundo dia do 20º Salão Paranaense de Turismo.
Bom apetite 1
A nona edição do Curitiba Restaurant Week será realizada entre 31 de março e 13 de abril, com a participação de 63 estabelecimentos. Além de restaurantes conhecidos, como Terra Madre, Sel et Sucre e Ernesto Ristorante, a edição deste ano contará com estreantes, entre eles a Forneria Copacabana Iguaçu 2820, +55 e 4sí Brasserie.
O tema é "Sabores do Brasil".
Bom apetite 2
Dois chefs internacionais são esperados para participar do Gastronomix durante o Festival de Teatro de Curitiba. Um deles é o italiano Luciano Boseggia, conhecido por assinar a gastronomia do restaurante Fasano por cerca de 15 anos. O outro é o jovem chef argentino Guido Tassi, dono do prestigiado Restó, em Buenos Aires. Ele também é chef executivo do restaurante do Hotel Puerto Valle.
O Gastronomix ocorre nos dias 5 e 6 de abril, no Museu Oscar Niemeyer, com curadoria do chef Celso Freire.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.