Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reinaldo Bessa

Vá plantar batatas 1

Mirela Miró Ziliotto comemorou seus 15 anos com uma festa para 250 convidados na residência de seus pais, Gisah e Luiz Cesar Ziliotto, nas Mercês. A elogiadíssima produção foi de Saly Gignon | Kelly Knevels
Mirela Miró Ziliotto comemorou seus 15 anos com uma festa para 250 convidados na residência de seus pais, Gisah e Luiz Cesar Ziliotto, nas Mercês. A elogiadíssima produção foi de Saly Gignon (Foto: Kelly Knevels)
As irmãs Barbara, Julia e Debora Alcântara com o ex-BBB Flávio Steffli, uma das atrações do luau promovido pela ala jovem do Santa Mônica Clube de Campo no último sábado |

1 de 2

As irmãs Barbara, Julia e Debora Alcântara com o ex-BBB Flávio Steffli, uma das atrações do luau promovido pela ala jovem do Santa Mônica Clube de Campo no último sábado

Os arquitetos Léo Pletz e Francisca Cury, franqueados da mostra de decoração Morar Mais em Curitiba, posam diante da Catedral de Milão. Os dois foram para o coquetel promovido pelos fran­queadores da mostra na feira iSalone realizada na cidade italiana |

2 de 2

Os arquitetos Léo Pletz e Francisca Cury, franqueados da mostra de decoração Morar Mais em Curitiba, posam diante da Catedral de Milão. Os dois foram para o coquetel promovido pelos fran­queadores da mostra na feira iSalone realizada na cidade italiana

O advogado curitibano Vicente Ganter Moraes acaba de conseguir uma importante vitória para um grupo de empresários rurais do Paraná, Goiás e São Paulo. A 1.ª Vara Federal de Santos concedeu liminar ao mandado de segurança impetrado por ele para liberar uma carga de sementes de batata importadas do Canadá, que estava retida no porto paulista. As 162 toneladas de sementes estavam prestes a perder o prazo de validade para o plantio.

Vá plantar batatas 2

A ação, inédita, segundo Moraes, teve início com a recusa da carga por um fiscal do Serviço de Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura. Ainda de acordo com o advogado, desde 2005, quando o ministério publicou instrução normativa sobre o assunto, não havia ocorrido ato semelhante. Vicente Moraes juntou laudos de um laboratório especializado de Porto Alegre que atestavam que a carga atende às exigências fitossanitárias do ministério.

Perda

O sepultamento do engenheiro civil e empresário Roberto (Beto) Beltrão de Almeida, que morreu ontem, aos 48 anos, será hoje às 16 horas no cemitério Parque Iguaçu. Beto era filho de Rosita e Cecílio do Rego Almeida e irmão do deputado federal Marcelo Almeida. Ele estava internado no Hospital Santa Cruz.

Em Brasília

A arquiteta e urbanista curitibana Sylvia Ficher, professora da Universidade de Brasília, é uma das colaboradoras do filme Brasília, a construção de um sonho, exibido ontem no Discovery Channel. O filme, dirigido por Rodrigo Astiz, retrata a criação da capital brasileira, que fez 50 anos nesta quarta-feira. Recentemente, a professora criou polêmica nacional ao publicar um artigo criticando seu colega Oscar Niemeyer por projetar a Praça da Soberania.

A mãe de Sylvia, Ana Paciornik Ficher, hoje com 89 anos, que mora com ela em Brasília, veio da Polônia com os pais para Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba.

Bailando pelo Paraná

O Movimento Pró-Paraná aderiu à causa do Balé Teatro Guaíra, a nossa principal companhia de dança. O presidente da entidade, Jonel Chede, a diretora do BTG, Carla Reinecke, e a diretoria da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra darão hoje uma coletiva de imprensa para anunciar a parceria e apresentar as estratégias de divulgação das atividades do corpo de dança. A coletiva será às 14 horas no saguão do Guairão.

Nesta sexta-feira, estreia a Mostra Paranaense de Dança 2010, com a avant première do espetáculo "A Lenda das Cataratas do Iguaçu", com o Balé Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná.

No lugar certo

Como pizza e Brasília têm tudo a ver, a badalada pizzaria curitibana Avenida Paulista inaugura no segundo semestre uma filial na capital brasileira. Uma equipe de pizzaiolos já está sendo preparada para a nova casa, que fica à beira do lago Paranoá.

Drama na oca

O documentário "Quebrando o Silêncio" colocou a jornalista e documentarista paranaense Sandra Terena na vitrine. Finalizado em 2009 com recursos próprios, o filme, que trata do infanticídio indígena, já conquistou duas premiações: o "Voluntariado Transformador", promovido pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba, e o "Prêmio Internacional Jovem da Paz", realizado por diversas instituições, entre elas o Projeto Não-Violência.

O filme foi coproduzido pela ONG Atini – Voz Pela Vida, de Brasília, que atua na defesa do direito das crianças indígenas.

Pista nupcial

A publicitária e organizadora de eventos Cris França assina a pista de dança do lounge Artestil na feira Noivas Curitibanas, que começa hoje no Expo Unimed Curitiba, em parceria com Gilberto Mendes, da Perverts. Com muita tecnologia, a pista terá performances de alguns dos mais badalados DJs de festas da cidade, entre eles André Gentil, acompanhado pelo violino eletrônico de Íris Knopfholz. A feira vai até domingo.

* * * * * *

Zapeando

- Começa hoje a X Ponta de Estoque de Marcas Famosas, promovida por Sarita Bruck e Etel Lerner. A feira abre das 14 às 22 h até domingo no Village Batel (Avenida Batel, 1.149), com entrada gratuita.

- A exposição "Duo", de arte popular, que traz trabalhos dos artistas Efigênia Rolim e Hélio Leites, será aberta às 21 h, na Subsolo Galeria de Arte Contemporânea (Avenida Iguaçu, 2.481, Água Verde). A mostra vai até 22 de maio.

- O advogado paranaense André Albuquerque será um dos destaques do Congresso Internacional de Cidadania Empresarial, que ocorre hoje e amanhã no Recife. Ele irá apresentar o case do Grupo Terra Nova, especializado em regularização fundiária de forma sustentável.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.