Nossa Gazeta do Povo, assim como todo o GRPCOM está sempre em sintonia com o Paraná e seus anseios. Como exemplo, cito Guilherme Doring Cunha Pereira, presidente executivo, que está no comando de novo empreendimento da GP: a Biblioteca Paranaense. O projeto, para implantação no primeiro semestre de 2014, é mais uma fértil ousadia com que o jornal se coloca a serviço da comunidade. Com a Biblioteca Paranaense, notáveis autores Dalton Trevisan, Helena Kolody, Paulo Leminski, dentre outros chegarão ao grande público, em edições acessíveis. Com tiragens enormes, 50 mil exemplares até. A intenção é mesmo permitir que o maior número de paranaenses especialmente de Curitiba e RMC, de início conheça a obra desses nomes indispensáveis. Pelo projeto, adicionando R$ 2,00 ao valor pago por um exemplar da GP, o leitor poderá comprar obras meritórias. A coleção se desenvolverá em 12 semanas. Em princípio. E a abertura da temporada de seleção de nomes já começou. Além dos nomes citados, outro escolhido é o do cronista Dante Mendonça, dono de um apurado olhar sobre a vida curitibana. Ele respondeu sim ao convite. No fundo, aparece o trabalho de apoio de Rogério Mainardes, que conseguiu que a Biblioteca Paranaense obtivesse incentivos da Lei Rouanet.
O novo reitor Gremski
O ano começará, em janeiro, com novo reitor da PUCPR, o professor Waldemiro Gremski, um cientista com três pós-doutorados em Biologia Celular, dois deles conquistados na Suécia e Estados Unidos. Gremski substituirá com mandato até 2017 o reitor Clemente Juliatto, um homem que ampliou e modernizou a PUCPR.
A vida de Gremski é cheia de curiosidades, a começar pelo seminário, depois a carreira universitária, a liderança estudantil, a vigilância que sofreu do antigo DOPS. Estou, a propósito, lendo o volume 1 do livro Vozes do Paraná, de Aroldo Murá G. Haygert, de 2008, em que o autor parece que intuía o destino reservado ao educador. O perfil de Gremski, no livro, é oportuníssimo, especialmente agora.
Celebrando no MON /// Talentos Infantis e Mestres do Ano
Talento que marca a paisagem curitibana com a excelência de sua criatividade, o arquiteto Manoel Coelho terá seus 45 anos de labor comemorados no MON. Dia 13 de novembro, com cenografia, reunindo painéis fotográficos gigantescos e maquetes. /// No Shopping Palladium, dia 12, às 19 h, Piso L3, acontece a abertura oficial da galeria de fotografias BPW 2013 "Talentos Infantis e Mestres do Ano". Ao fundo, o dinamismo de Conceição Barindelli. /// Abraham Palatnik, Arcangelo Ianelli, Eduardo Sued e Tomie Ohtake vão iluminar as paredes da Simões de Assis Galeria de Arte, a partir desta terça-feira, dia 12, às 20 h. O catálogo-convite reflete o primoroso zelo de Flavia "Izique"e Waldir Simões de Assis Filho. /// Neste sábado, André Mendes encerra mostra na Zilda Fraletti Galeria de Arte, no Design Center Batel. No cardápio, telas expostas na Malásia, produção atual e bate-papo com o artista. A partir das 11h. /// Os olhos sensíveis de Adriana Casagrande registraram belos momentos em seu relax pela Côte dAzur. Como a coleção de Marina Picasso, 90 telas de seu genial avô, expostas no Centro de Arte La Malmaison, em Cannes. No reino dos Grimaldi, Adriana Casagrande surpreendeu-se com os luxuosos e colossais barcos expostos na 23ª edição do Mônaco Yacht Show. Ainda no roteiro chique, o Hotel de Paris e o Night club Jimmyz. /// Grato ao médico Nilson Ribas Filho que me presenteia com livro biográfico, de edição limitada, sobre seu saudoso pai, Nilson Baptista Ribas, político admirável, que representou as cores de Cornélio Procópio na Assembleia Legislativa do Paraná. A obra é pelos seus 100 anos de nascimento comemorados em 2012.
REFLEXÃO
"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12.21)
"Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido." (Esopo)