Com o desaparecimento de Karlos Rischbieter, é inevitável que se recorra a verdades nem sempre muito bem ressaltadas para explicar a vida de homens como o ex-ministro, incomparável propulsor do Paraná moderno. Nessa linha, por exemplo, são visíveis as presenças de duas mulheres na trajetória de Rischbieter: em primeiro lugar, Franchette, com quem construiu a primeira família (incluindo Luca e Monica) e as bases de sua carreira; e, nos últimos anos, a impressionante Rosita Beltrão Rischbieter. Impressionante é o adjetivo certo para Rosita, que foi estímulo, apoio e suporte aos difíceis últimos anos de Karlos.
Rischbieter e seus dois anjos 2
Dizer que por trás de grande homem há sempre mulher também notável seria repetir simples clichê. No caso de Rosita, o que tivemos a acompanhar os últimos 21 anos de Rischbieter foi uma mulher muito singular. É aquela história: não se compara o incomparável. Rosita, sempre jovial, dona de porte, trato e elegância únicos, foi o segundo anjo na vida do enorme Rischbieter. Dela se pode ir muito além de mostrá-la como exemplo de refinamento na sociedade tradicional e exigente. Mais que isso: tem a classe e a formação recebidas dos tradicionais educandários de origem francesa e, sobretudo, trouxe do berço o nome Beltrão, raiz familiar que tem tudo a ver com a história e grandes momentos de Curitiba, e onde o pai foi prefeito. Acho que um simbólico e bem visível marco desse anjo Rosita foi aquele que ela deixou repousando no esquife do ex-ministro: uma orquídea branca e rosa. Elegantíssima e expressiva a flor lá estava a se despedir do grande vulto que Santa Catarina deu ao Brasil. Eloquente como Rosita, num silêncio fertilíssimo. Foi o derradeiro presente da dama ao marido levado pelo anjo da Morte. Flor do adeus, que Rosita colheu do orquidário que cultiva com especial dedicação. Como prova de amor, Rischbieter escreveu e ilustrou a obra Outonal, um romance, lançado em 2011, que se passa na região francesa da Provence, no qual a heroína Isabella é claramente inspirada em Rosita.
Superprograma em Nova York /// Festa da Cerveja
É para empolgar os mais exigentes melômanos a programação cultural que o grupo organizado pelas musicistas Clarice Miranda e Liana Justus terá pela frente, a partir de 5 de novembro, em Nova York. Josethe Rego Hauer, Marlene Camargo, Lenita Izique, Cleís Ribas, Elizabeth Bacellar, Vania Viaro, Maria Alice Avelar, Raggy Borgomanero, o casal Edith e Evelásio Martins, entre outros, assistirão a grandes nomes do cenário internacional como o tenor Roberto Alagna, o maravilhoso barítono russo Dmitri Hvorostovsky, o violinista americano Joshua Bell, a pianista chinesa Yuga Wang. Constam ainda da espetacular programação, as três principais orquestras norte-americanas: de Nova York, Filadélfia e San Francisco. /// Exaltando a tradição alemã, o Clube Curitibano reedita a 53ª Festa da Cerveja, na sede Concórdia, neste sábado, às 20 h. /// O ex-governador Mario Pereira e Marlene marcavam presença sábado na feijoada do Hotel Bourbon. Anotadas, lá, também, as sras Violete Calixto e Gisela de Paula. Ao fundo, o duo Guto e Andréa, craques em MPB e bossa nova, que comemora 10 anos de reconhecida afinação naquele cinco estrelas. /// Na próxima quinta-feira, 31, os cumprimentos de nova idade circulam para Marcelo Lupion, comandante do Castelo do Batel. Aquele majestoso espaço de eventos, pelo 7º ano consecutivo, entra na lista dos Melhores do País do Prêmio Caio de Alcântara Machado. A premiação, em noite de gala, ocorrerá dia 10 de dezembro, em São Paulo. /// Bomba o blog, www.eternasquarentonas.com.br, que tem o comando de Celinha Buschle. No cast de parceiros, destacados profissionais de várias áreas, como Victor Gonçalves, Julia Loyola, Kátia Reichmann, Sergio Valliati, Thays Ferrão, Rosane Buschle, Bianca Domakoski e Fátima Rielli. /// A China com o requinte de sua arte e cultura motiva o décor by Jayme Bernardo da vitrine da Artefacto, com inauguração, dia 27 de novembro. O address, comandado por Ingrid Moskalewski, um banho de bom gosto com sua linha de mobiliário, surpreende também pela qualidade de suas peças decorativas e artísticas, em que sobressai uma gravura digital do aplaudido Carlos Eduardo Zimermann. /// Com almoço oferecido pelo casal Antonieta e Hélio Campos, no último sábado, foi comemorado o noivado dos jovens Stefania de Azevedo Fraletti e Guilherme Macul Baggio Pereira. A atração musical do evento foi o empresário paulistano Claudio Maksoud, casado com Maria Eduarda Merhy, prima da noiva, que encantou ao piano e pela voz. Os noivos são filhos de Daisy Andrade Azevedo e Paulo Beltrão Fraletti; Silvia Macul e Cesar Baggio Pereira. Os elogiados doces traziam a grife Simone Nejm e Paty Piva, esta de São Paulo.
REFLEXÃO
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei." (Gálatas 5:22-23)
"Agir na cólera é o mesmo que içar a vela com tempestade." (Eurípedes)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião