Dois novos casos de Influenza A (H1N1) foram confirmados no Paraná nesta terça-feira (30). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), um dos pacientes é da região de Umuarama, no Noroeste do estado, e o outro de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Em todo estado já são 23 casos confirmados da nova gripe.
De acordo com a Sesa, os dois pacientes estiveram recentemente da Argentina e apresentaram sintomas de gripe. Os pacientes passam bem e permanecem em isolamento domiciliar. Nenhuma das pessoas que tiveram contato próximo com os pacientes apresentou qualquer sintoma. Contudo, eles permanecem em monitoramento.
Do total de casos confirmados, 13 estão localizados na região de Curitiba. Ponta Grossa contabiliza três casos e Foz do Iguaçu, na região Oeste, dois. Os outros pacientes são de Toledo, Pato Branco, Apucarana, Londrina e Umuarama. Das 23 pessoas infectadas pela gripe H1N1 no estado, 14 estiveram na Argentina. O país vizinho registra 1.587 infecções e 26 mortes. A capital argentina decretou estado de emergência sanitária por conta da nova gripe.
Brasil
O número de casos da gripe H1N1 no Brasil subiu para 680 nesta terça-feira com a confirmação de 55 novos infectados, segundo o Ministério da Saúde. Todos os Estados brasileiros confirmaram casos da nova doença. Há 673 casos considerados suspeitos no Brasil e outros 933 foram descartados, de acordo com nota do ministério. "A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação", disse nota do ministério.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram confirmados cerca de 73 mil casos da doença, com 317 mortes. Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido são países com transmissão sustentada do vírus, segundo o órgão.
Postos de coleta para exame da nova gripe em Curitiba
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, a partir dessa terça-feira (30), as oito unidades dos Centros de Urgências Médicas da capital estão coletantdo amostras para o exame de detecção da nova gripe. Anteriormente o serviço apenas era realizado nos postos do Pinheirinho, Campo Comprido e Boqueirão. A análise laboratorial das amostras são feitas na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Confira os endereços dos Centros de Urgências Médicas
Boa Vista
Avenida Mário Tourinho, 478Fone: 3257-9329 e 3357-4624 Boqueirão Rua Maria Assumpção, 2590Fone: 3217-1801 Cajuru
Rua Eng. Benedito Mário da Silva, esquina com a Rua CeilãoFone: 3226-4069 CIC
Rua Senador Accioly Fº, 3370Fone: 3314-5109 Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, ao lado da RCFone: 3576-1974 Pinheirinho
Rua Leon Nicolas, esq Av. W ChurchillFone: 3212-1472 Sítio Cercado
Rua Levy Buquera, 158Fone 3379-2051 Campo CompridoRua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495Fone 3373-1332
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião