Lázaro Ramos e Pedro Fonda em cena de "O Cobrador"| Foto: Divulgação/Festival de Cinema de Gramado

As 27 praças no Paraná

Caminhos do Paraná

Irati - BR-277 - R$ 5,70* Imbituva - BR-373 - R$ 5,70 Lapa - BR-476 - R$ 6,60 Prudentópolis - BR-277 R$ 6,60Porto Amazonas - BR-277 R$ 6,60

Total de veículos isentos: 50.849

Econorte

Jataizinho - BR-369 - R$ 9,50 Jacarezinho - BR-369 - R$ 8,70 Sertaneja - PR-323 - R$ 8,10 Total de veículos isentos: 17.260

Ecovia

S. José dos Pinhais - BR-277 - R$ 10,90

Total de veículos isentos: 87.371

Rodonorte

Balsa Nova - BR-277 - R$ 4,80Palmeira - BR-376 - R$ 6,90Tibagi - BR-376 - R$ 6,40Imbaú - BR-376 - R$ 6,40Ortigueira - BR-376 - R$ 6,40Carambeí - PR-151 - R$ 5,70 Jaguariaíva - PR-151 - R$ 4,30

Total de veículos isentos: 36.292

Viapar Arapongas - BR-369 - R$ 4,60 Campo Mourão - BR-369 R$ 6,90Corbélia - BR-369 - R$ 6,90Mandaguari - BR-376 - R$ 4,60Castelo Branco - BR-376 R$ 6,20Floresta - PR-317 - R$ 6,90

Total de veículos isentos: 98.892

Rodovia das Cataratas

Cascavel - BR-277 - R$ 6,20Céu Azul - BR-277 - R$ 5,70Candói - BR-277 - R$ 6,20S. Miguel do Iguaçu - BR-277 - R$ 7,50Laranjeiras do Sul - BR-277 - R$ 6,20

Total de veículos isentos: 141.414

* pedágio cobrado para carro

CARREGANDO :)

A lei 291/07 que dá passe livre a moradores de cidades com praça de pedágio ainda não está vigorando, mas pelo menos duas categorias já prometeram entrar na justiça para questioná-la. Nesta quinta-feira, a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) ameaçou: ou o governo do estado subsidia a gratuidade da tarifa, ou a federação vai exigir na justiça que o passe livre seja dado para todos. (Fórum: Qual a sua opinião sobre a isenção?)

O temor da Fetranspar é de que a isenção para alguns motoristas resulte no aumento da tarifa para a grande maioria dos usuários. "A lei não diz de onde vai sair o dinheiro. Ou seja, vai sair do bolso de quem paga a tarifa, não existe mágica", diz o presidente da federação, Luiz Anselmo Trombini.

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Ele lembra que "a tarifa é o resultado do rateio da planilha de custos, assim como funciona no transporte coletivo. Se há menos pagantes a tarifa deve subir. Assim fica muito fácil conceder benefícios. É a famosa cortesia com o chapéu alheio. O governo beneficia um grupo e nós pagamos a conta", reclama Trombini.

Na quarta-feira, dia em que o governador Roberto Requião (PMDB) sancionou a lei, o presidente da regional paranaense da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR-PR), João Chiminazzo Neto, adiantou que as concessionárias iriam tentar derrubar a lei estadual na justiça. Até as 17h desta quinta, a ABCR ainda não tinha ingressado com a ação.

Por telefone, Chiminazzo explicou que se a lei passar a vigorar nesta sexta-feira, como está previsto, a isenção da tarifa vai gerar um desequilíbrio econômico financeiro nos contratos firmados entre as concessionárias e o governo. O reequilíbrio das contas, segundo ele, pode ser alcançado com algumas atitudes - entre elas o aumento da tarifa do pedágio e a redução das obras ao longo da rodovia.

A lei estadual 291/07 passa a vigorar, segundo o seu texto, na data de sua publicação - o que deve acontecer nesta sexta-feira. O Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) informou, por meio de sua assessoria, que a lei não precisa de regulamentação. Ou seja, vigora assim que for publicada.

A Isenção

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Numa nota divulgada no site oficial do governo do estado, o DER afirma que para ter direito a isenção, basta ao motorista apresentar na cabine de pedágio o documento do veículo que comprova o local do emplacamento.

O DER preferiu não comentar a decisão da Fetranspar de recorrer a justiça para garantir que a isenção da tarifa seja para todos - caso o governo nao subsidie o valor.

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