Céu azul, temperatura elevada e muita diversão para os jovens na programação marcam o segundo dia da Festa da Luz, evento que homenageia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba. Realizada no Largo da Ordem, a festa, que está na quarta edição, teve início na quinta-feira (6) com uma missa que celebrou a reinauguração da Catedral Metropolitana, em reforma desde o ano passado. A comemoração segue até domingo (9) e deve reunir aproximadamente 200 mil pessoas durante os quatro dias de festejo.
Com vários shows de bandas gospel intercalados por apresentações artísticas, as comemorações desta tarde reuniram muitos jovens e adolescentes de diferentes lugares de Curitiba e até mesmo de fora da cidade. A intenção é que estas atividades, além de propagar a fé entre a nova geração, sejam também um preparo para a Jornada Mundial da Juventude (encontro internacional de jovens com o Papa) que será sediada no Brasil em 2013, explica o vigário da paróquia de São Carlos Borromeu e assessor do setor de juventude da arquidiocese de Curitiba, Waldir Zanon Júnior.
"A festa, mais que uma celebração cultural, é uma celebração de fé. Esse ano tem um gosto especial também por causa da Jornada Mundial da Juventude, que vai acolher em Curitiba 30 mil jovens ano que vem. A juventude está aí para mostrar que é possível construir uma sociedade melhor."
Nesta sexta-feira à noite, a festa será animada pelos shows da banda Missionário Shalom, de Fortaleza, às 21 horas, e de Dunga, da Comunidade Canção Nova, que está previsto para começar às 22h30.
Outras atrações
Quem for até o Largo da Ordem apreciar a Festa Luz também pode visitar as 37 barracas que comercializam produtos como artesanato, roupas, comidas e artigos religiosos. De acordo com José Carlos Veloso Júnior, representante da Mitra da Arquidiocese de Curitiba, as barracas foram organizadas por membros de pastorais, paróquias e movimentos religiosos, e todo o dinheiro arrecadado será investido na melhoria destes grupos.
No sábado (8), dia da padroeira, os grandes destaques serão a procissão luminosa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e a Santa Missa Solene. O cortejo, marcado para as 17 horas, sairá da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe com destino à Catedral Metropolitana. Já a missa acontecerá às 18 horas, após a procissão.