Um dia depois de uma comissão da Câmara dos Deputados aprovar a redução da maioridade penal, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nota nesta quinta-feira (18) em que critica a decisão e faz ressalva diante da “comoção” que o tema vem provocando no país.
“A comoção não é boa conselheira e, nesse caso, pode levar a decisões equivocadas com danos irreparáveis para muitas crianças e adolescentes, incidindo diretamente nas famílias e na sociedade”, afirma trecho da nota.
Recentemente, o caso de quatro meninas entre 15 e 17 anos vítimas de estupro coletivo em Castelo do Piauí (184 km de Teresina) causou reações em todo o país. Quatro rapazes entre 15 e 17 anos e um adulto de 41 anos foram apontados como suspeitos.
“Em momentos de comoção, nascem também equívocos. Começa-se a apresentar a redução [da maioridade penal] como solução, e com isso nos desobrigamos de buscar soluções educativos”, disse Dom Murilo Sebastião Krieger, vice-presidente da CNBB
A entidade reconhece que, “diante da complexidade do tema”, a sociedade esteja dividida, mas argumenta que, se aprovada pela congresso, a redução da maioridade pode abrir “as portas para o desrespeito a outros direitos da criança e do adolescente”. “Poderá haver um ‘efeito dominó’ fazendo com que algumas violações aos direitos da criança e do adolescente deixem de ser crimes, como a venda de bebida alcoólica, abusos sexuais, dentre outras”, afirma o documento.
A CNBB vem “trabalhando ativamente” para convencer deputados e senadores a respeito do assunto, afirmou o secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Steiner.
“Estamos buscando contato com deputados e senadores (...) mostrando que a redução da maioridade penal tem consequências sérias e não tem dado maior segurança à sociedade [de outros países]”, afirmou.
Para o presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha, o Estado não vem aplicando de forma “efetiva” medidas socioeducativas. “O ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], que foi tão bem acolhido na época, depois não foi levado a sério como deveria ter sido.”
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora