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Pedágio no Paraná

Concessionárias apresentam propostas de reajuste ao DER

Veja onde serão as praças de pedágio até Florianópolis |
Veja onde serão as praças de pedágio até Florianópolis (Foto: )
Concessionárias podem recorrer à Justiça caso o DER não aceite a proposta. Na foto, o valor atual das tarifas entre Curitiba e o Litoral |

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Concessionárias podem recorrer à Justiça caso o DER não aceite a proposta. Na foto, o valor atual das tarifas entre Curitiba e o Litoral

Os usuários já podem se preparar para mais gastos com o pedágio nas estradas paranaenses. As concessionárias começaram a entregar, na quinta-feira (13), ao Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), as propostas com o índice de reajuste anual das tarifas. O órgão deve apresentar seu parecer em até cinco dias.

O valor ainda não foi divulgado, mas já tem data para começar a vigorar. A previsão é que as novas tarifas estejam em vigor no dia 1º de dezembro. O presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias secção Paraná (ABCR), João Chiminazzo Neto, em entrevista a rádio CBN, afirmou que só depois que o DER se pronunciar é que será divulgado o valor de reajuste proposto pelas concessionárias. "Os calculos já foram feitos, mas nós não podemos, antes do prazo regulamentar que o contrato exige, estar nos manifestando", disse.

A assessoria de imprensa do DER informou, também, que só depois de analisadas as propostas de todas as concessionárias é que vai comentar o assunto.

Caso o DER não aceite o aumento proposto pelas empresas, como nos anos anteriores, a ABCR deve recorrer a Justiça para garantir o reajuste.

Em todos os anos da gestão do governador Roberto Requião (PMDB) o estado recusou o índice proposto pelas empresas de pedágio. E, desde então, as concessionárias conseguem na Justiça liminares autorizando o aumento.

O aumento é feito anualmente e as concessionárias chegam ao valor tomando como base índices divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre eles o Índice Geral de Preço de Mercado (IGPM) e o Índice Nacional da Construção. Esses valores são aplicados em uma fórmula paramétrica, prevista no contrato de concessão, que gera o reajuste.

Novas praças

Até o final do ano, estradas que cortam o estado vão ganhar mais quatro praças de pedágio. A cobrança será feita pela OHL Brasil, empresa espanhola que administrará pedágios de São Paulo à divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a implantação das novas praças, os motoristas não terão alternativa para chegar até o litoral paranaense sem pagar a taxa.

Os novos trechos pedagiados estão divididos em três. Na Régis Bittencourt, trecho da BR-116 entre São Paulo e Curitiba, serão seis praças com o pedágio de R$ 1,36. No trecho entre a capital paranaense e Palhoção, em Santa catarina, serão cinco praças com a cobrança de R$ 1,10. Já entre Curitiba e a divisa dos estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão cinco praças com a cobrança de R$ 2,54. Os valores devem ser corrigidos com o IPCA (índice que mede a inflação).

No Paraná, serão construídas quatro praças: em Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande e Rio Negro, todas na BR-116, e em Campo Largo da Roseira, na BR-376.

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