O Ministério da Saúde informou neste domingo (5) que foram confirmados mais 73 casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil.
As novas ocorrências estão localizadas nos estados de São Paulo (61), Pernambuco (4), Paraíba (2), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Ceará (1) e Rio Grande do Norte (1).
De acordo com dados de sexta-feira (3), o Ministério da Saúde acompanha 1.414 casos suspeitos no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 1.203 registros foram descartados.
Com o total de casos, o número de infectados no Brasil chega a 885. Neste sábado (4), eram 812 casos confirmados. Ainda segundo o ministério, quase todos os pacientes já receberam alta ou estão em processo de recuperação.
Dos 756 casos confirmados até esta sexta, 454 (60,1%) foram de pessoas que se infectaram no exterior e 177 (23,4%), de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional). Outros 125 casos permaneciam em investigação.
Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (287 casos), Estados Unidos (88) e Chile (42).
Segundo o ministério, todos os casos de transmissão ocorrida dentro do território nacional têm vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior.
"Desse modo, o Ministério da Saúde considera que, até o momento, a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus de pessoa para pessoa", afirma o ministério.
- Ministério confirma mais 56 casos da nova gripe no Brasil
- Sobe para 83 o número de pessoas com gripe H1N1 no Rio de Janeiro
- Cidade natal de paciente que morreu com nova gripe monitora 15 casos
- Resultado de exame da gripe H1N1 demora até sete dias
- Paraná confirma mais cinco casos da gripe A H1N1; já são 31 casos no estado