O 18.º Congresso Brasileiro de Cancerologia (Concan 2009), que começou ontem em Curitiba e termina no dia 31, é um dos maiores eventos já realizados pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e deve reunir mais de 4 mil pessoas. Mais de 750 pesquisas científicas brasileiras serão apresentadas durante esta semana um recorde de inscrições, segundo a entidade.
Com o tema "Câncer: Desafios, Mitos, Controvérsias e Realidade", o evento vai contar com a participação dos mais importantes especialistas no Brasil e no mundo. Entre os mais de 300 palestrantes convidados estão o oncologista brasileiro Paulo Hoff (responsável pelo tratamento da ministra Dilma Rouseff e do vice-presidente da República, José Alencar), que falará sobre tumores neuroendócrinos; os psiquiatras norte-americanos William Breitbart e Jimmie Holland, do Memorial Sloan-Keterring Cancer Center, em Nova Iorque; e o médico italiano Luigi Grassi, que falará sobre como comunicar más notícias aos pacientes e familiares.
A importância do apoio psicológico ao paciente de câncer, o controle do fumo no país e a assistência oncológica do Sistema Único de Saúde (SUS) também serão discutidos durante o congresso. (JK)
Serviço:
O evento ocorre no Expo Unimed Curitiba (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido). Mais informações no site www.concan2009.com.br.