| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Quem sai de Curitiba, a caminho do litoral de Santa Catarina, passa por um ponto de parada bastante curioso na região, o monumento mais alto do Brasil – a Estátua da Liberdade da Parada Havan. Construída no estacionamento da loja de departamentos em Barra Velha (SC), às margens da BR-101, a réplica de 56 metros de altura chega a ser mais alta, inclusive, do que um dos cartões postais mais famosos do país, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A atração carioca tem 38 metros de altura.

CARREGANDO :)

Viajantes de todos os cantos aproveitam para olhar a vista do mirante erguido junto com a estátua e fazer algumas “selfies”. A subida do equivalente a sete andares pode ser feita de escada ou elevador e compensa para dar um pouco de diversão à viagem, diz o argentino Miguel Angel Parra, de 58 anos. “É uma vista belíssima, espetacular. Sempre que passo por esse trecho paro para subir”, conta ele.

Veja também
  • Paraná registra aumento de mortes nas estradas federais
  • Litoral do Paraná tem quatro pontos impróprios para banho
  • Veranistas ainda convivem com estragos da última ressaca no litoral do Paraná
Publicidade

Moradores da região costumam levar as “visitas” para conhecer o monumento.

Os moradores da região também gostam de marcar presença no mirante ou apresentá-los a quem ainda não conhece o lugar. É o caso do eletricista Daniel Correa dos Santos, 25 anos, de Penha (SC). No final de semana, ele mostrou a parada para o amigo Jonanthan Lamin, 30 anos. “Sempre que amigos e parentes vêm em casa, trago para ver a estátua. Fazemos boas fotos para guardar de lembrança”, diz. O amigo aprovou o passeio. “Já tinham me falado que era bacana e gostei bastante mesmo”, comenta Lamin.

A Estátua da Liberdade da Havan em Barra Velha levou dez meses para ser construída. Obra do artista plástico Ceará, o monumento precisou da ajuda de 30 pessoas para ser esculpido. Foram usadas 2,5 mil barras de aço artesanalmente retorcidas e 5 mil metros de viveiro.

Várias partes da obra foram moldadas ao mesmo tempo, em paralelo à para da Havan. Com um guindaste, as armaduras da estátua foram transportadas ao pedestal. A cabeça e a tocha foram erguidas concretadas, numa operação que levou dez dias. Após a soldagem, foi feita a concretagem da laje de “pele” da estátua. O monumento também possui uma estrutura metálica central, ancorada na laje superior do pedestal.

A Estátua da Liberdade da Havan em Barra Velha levou dez meses para ser construída. Daniel Castellano/Gazeta do Povo  
Publicidade