Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
vistoria

Corpo de Bombeiros fará varredura em casas noturnas do PR

Na próxima segunda-feira (4), o Corpo de Bombeiros do Paraná vai começar a vistoriar as situações estruturais e legais de casas noturnas e estabelecimentos públicos em todo o estado. A informação foi anunciada na tarde desta segunda-feira (28) pelo governador Beto Richa, com o objetivo de evitar tragédias como a da boate gaúcha Kiss, que deixou 231 pessoas mortas nesse domingo (27).

De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, os estabelecimentos que não estiverem dentro da legislação ou não cumprirem as normas de exigência dos bombeiros serão notificados e, quando for o caso, lacrados pelas prefeituras e pelo Ministério Público. Além disso, em no máximo 30 dias – a partir da próxima segunda-feira –, todas as casas noturnas deverão informar em suas fachadas a lotação máxima da casa.

As vistorias iniciarão em estabelecimentos que têm ou tiveram notificações de reprovação. Hoje, dos 399 municípios paranaenses, apenas 50 possuem unidades do Corpo de Bombeiros Militar, mas, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, as vistorias nas cidades que não possuem cobertura local serão realizadas pela corporação mais próxima. Funcionários das prefeituras e do Ministério Público acompanharão as visitas.

Avaliação

Algumas características que os bombeiros devem verificar serão a existência de portas e saídas de emergência com barras antipânico, extintores de incêndio dentro da validade, iluminação de emergência, revestimento de pisos e paredes com certificação e sistema contra incêndio por hidrantes, dependendo do tamanho do local.

Os estabelecimentos devidamente vistoriados e aprovados deverão fixar na fachada uma placa de um metro quadrado, contendo a capacidade máxima indicada pelos bombeiros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.