• Carregando...
Missas de Corpus Christi. Paróquia São Vicente de Paulo, na Rua Jaime Reis | Daniel Derevecki / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Missas de Corpus Christi. Paróquia São Vicente de Paulo, na Rua Jaime Reis| Foto: Daniel Derevecki / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A celebração de Corpus Christi começou em Curitiba com missas de homenagem, que reuniram centenas de fieis. A maioria das 15 paróquias com programação especial para a data optou por realizar as cerimônias pela manhã, entre elas a São José Trabalhador, São Vicente de Paulo, Santa Helena e o Santuário Nossa Senhora do Carmo. Às 15h, ainda haverá missas na Catedral de Curitiba e na Paróquia Perpétuo Socorro.

No Santuário do Carmo, além da missa solene, houve ainda procissão do ostensório com o Corpo de Cristo. Voluntários iniciaram a confecção dos tapetes nas ruas a partir da 1h da madrugada.

O percurso da procissão, enfeitado com 23 tapetes coloridos que têm a extensão de 43m x 3m de largura, foi percorrido por toda a Praça do Carmo. O encerramento da procissão aconteceu na porta da Igreja, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Geralmente os tapetes comemorativos em homenagem a Corpus Christi são realizados com serragem, pó de café, flores, folhas, tampinhas de garrafa e outros materiais recicláveis. Mas a Paróquia São Martinho de Lima, no Cajuru, decidiu enfeitar o seu tapete com roupas doadas à igreja, que após a cerimônia serão encaminhadas a famílias carentes.

O trabalho para a montagem do tapete recebeu cinco toneladas de materiais, e começou ainda de madrugada às 6h de hoje. A extensão total do tapete é de 1,5 quilômetro. Ao todo, 92 comunidades participariam de sua confecção.

A procissão está marcada para as 15 horas, com saída da Catedral Basílica, na Praça Tiradentes. O tema central dos desenhos é a Eucaristia e a celebração a Cristo, mas vai ter até a fachada de uma universidade, que estará voltada ao Santíssimo Sacramento. O tapete no centro de Curitiba ficará exposto das 12 às 15h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]