A tesourada no orçamento da União, anunciada pelo governo federal na semana retrasada, irá alongar o cronograma de obras de mobilidade Brasil afora, inclusive em Curitiba. O município tem cinco grandes obras na área que irão contar com investimentos de mais de R$ 3 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). O maior deles é o metrô, mas a prefeitura diz ter sido informada que esse projeto não será afetado.
Dos R$ 69,9 bilhões que serão cortados de despesas discricionárias em 2015, 37% (R$ 25,7 bilhões) sairão de projetos do PAC 2. Segundo o governo federal, o ajuste não irá afetar projetos considerados prioritários. Mas o Ministério das Cidades admitiu que os programas de infraestrutura – mobilidade e saneamento – terão cronogramas mais alongados.
Logo após as manifestações de junho de 2013, a presidente Dilma Rousseff havia anunciado a intensão de investir R$ 50 bilhões em mobilidade urbana. Naquela época, a área foi tratada como prioritária pelo governo federal.
O secretário de Planejamento e Gestão de Curitiba, Fábio Scatolin, informou que esteve, juntamente o prefeito Gustavo Fruet, no Ministério do Planejamento um dia antes do anuncio do contingenciamento. Eles teriam sido informados de que os projetos do metrô e da Linha Verde não sofrerão atrasos em função dos cortes. O primeiro tem um cronograma que prevê desembolsos a partir de 2016, portanto fora do orçamento deste ano. Já o segundo seria poupado porque está em andamento.
“A secretária do PAC nos disse que virá a Curitiba no próximo dia 17 para dimensionarmos um eventual atraso nas obras do Inter 2 e do BRT”, disse Scatolin. Apesar da informação, o secretário crê em uma rápida recuperação da economia brasileira. “O problema de ajuste fiscal é algo de curtíssimo prazo para ajudar a conter a inflação. Todos têm responsabilidade sobre o reajuste para a retomada do crescimento, mas temos nosso cronograma e na medida do possível vamos cumpri-lo”, disse.
A quinta obra no município que pode ser afetada pelo contingenciamento federal é o trecho de pouco mais de 14 quilômetros da BR-376. Mesmo com R$ 50 milhões reservados no orçamento deste ano, a manutenção do cronograma para o projeto de R$ 450 milhões do Contorno Sul ainda será analisada pelo Ministério dos Transportes e Dnit Sede (Brasília). Apesar disso, a superintendência regional do Dnit afirmou que a expectativa é de que o projeto seja licitado e iniciado ainda neste ano.