O primeiro contrato de prestação de serviço entre a prefeitura de Curitiba e uma clínica veterinária em um convênio que vai permitir esterilização gratuita de cães e gatos nas administrações regionais por meio de ‘castramóveis’ foi assinado nesta terça-feira (3). A ideia é que o processo permita a castração de até 7 mil cães e gatos até o final do ano.
Segundo a prefeitura, o centro cirúrgico móvel deve facilitar a adesão da população à castração, já que os proprietários de animais não precisarão se deslocar ao centro da cidade para outros pontos onde o serviço é oferecido.
A administração municipal informou ainda que o início das cirurgias dependerá da aprovação do projeto técnico entregue pela clínica credenciada ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR). O primeiro estabelecimento a fazer parte do convênio é a Clínica Veterinária Dr. Ricardo
Até o fim do ano, o castramóvel passará por todas as dez administrações regionais, conforme calendário que será divulgado no site da Rede de Proteção Animal, a partir da aprovação do CRMV.
O castramóvel é equipado com três salas para procedimentos cirúrgicos, trabalhará com seis veterinários e será acompanhado de uma ambulância UTI para atendimento emergencial.
Quem pode
Serão castrados cães e gatos de famílias beneficiadas e inscritas em programas sociais como Bolsa Família, Armazém da Família e por programas da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba, além dos animais de protetores independentes e organizações não governamentais.
Para inscrever os animais no programa de castração é necessário o preenchimento de um formulário e a assinatura de um termo de responsabilidade pelo proprietário ou protetor. Os responsáveis passarão obrigatoriamente por uma palestra, que será realizada no local e na hora da castração, para orientações e entrega de medicamentos que serão prescritos no pós- operatório.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora