A vinda do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a Curitiba, na segunda-feira (16), pode trazer boas notícias quanto ao financiamento para a construção de um sistema de metrô na capital paranaense. A expectativa é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O presidente do Ippuc, Augusto Canto Neto afirmou que se o ministro der o sinal verde, terão um ano para desenvolver o projeto do metrô.

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A prefeitura recebeu a notícia, na terça-feira (10), a de que o pré-projeto de implantação de um metrô subterrâneo no eixo norte-sul (que ligaria os terminais Cabral e Pinheirinho) teria sido aprovado pelo Ministério das Cidades e sugerido para ser incluso nas despesas do Plano Plurianual (PPA) de 2008/2011. Restaria o aval do Ministério do Planejamento. O estudo foi feito pelo Ippuc em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Urbs, empresa que administra o transporte coletivo de Curitiba.

De acordo com o projeto, a construção do sistema subterrâneo necessitaria de um investimento em torno de R$ 1,25 bilhão (US$ 525 milhões). Canto Neto explica que 50% desse total ficaria sob a responsabilidade do governo federal, 32% viria de parcerias público-privadas (PPA) e 18% a cargo da prefeitura.

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A intenção do prefeito Beto Richa é aproveitar a passagem de Paulo Bernardo por Curitiba para conversar e saber qual é o posicionamento do Ministério do Planejamento com relação ao projeto do metrô.

Richa ainda pretende pedir ao ministro que inclua o projeto curitibano no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para que tenha prioridade no financiamento do governo federal. No último dia 29, Bernardo anunciou o investimento de R$ 1,5 bilhão no sistema de metrô de quatro capitais brasileiras, mas Curitiba ficou de fora. Foram agraciadas as cidades de Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador.