Internautas de Curitiba estão se mobilizando para dar um abraço coletivo no O Torto Bar, no Bairro São Francisco, na noite desta quinta-feira (28). O estabelecimento é alvo de uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, que pede a interdição do bar e a proibição de eventos em frente ao local, como a Quadra Cultural, que ocorre há cinco anos na Rua Paula Gomes.
A mobilização ocorre por meio de um evento criado no Facebook pela própria página do estabelecimento. Até as 15h30 desta quinta-feira, 675 pessoas haviam confirmado presença.
A ação ajuizada pelo promotor Sérgio Luiz Cordoni no dia 22 deste mês aguarda decisão na 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Segundo o Ministério Público (MP-PR), a ação foi motivada por informações repassadas pela Polícia Militar, que em setembro do ano passado, em uma operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), flagrou barulho excessivo e consumo de drogas e bebida em frente ao estabelecimento, que estariam perturbando os moradores da região.
O cerco ao bar ganhou força também com um abaixo-assinado feito por moradores e comerciantes do São Francisco, que contou com cerca de 130 adesões. No documento, que tem como alvo a Quadra Cultural, os moradores reclamam da falta de estrutura para receber o evento e pedem para que ele seja transferido para outro local. A Quadra Cultural é organizada pelo proprietário do O Torto Bar, Arlindo Ventura, conhecido como Magrão. O abaixo-assinado foi encaminhado este mês para órgãos da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.