A partir de outubro, os 75 bairros de Cutitiba devem começar a receber módulos móveis da Polícia Militar. A medida foi informada nesta segunda-feira (6) pelo governador Beto Richa. Segundo Richa, o objetivo é reforçar o policiamento ostensivo, aproximar as forças policiais da comunidade e reduzir os índices de criminalidade.
Cada bairro deverá receber um módulo móvel, com investimento médio de R$ 300 a R$ 400 mil cada. Os módulos serão formados por duas motos, uma viatura e um furgão e a previsão é que sejam instalados 215 em todo o Estado. 3.120 novos agentes que estão em curso e serão formados em setembro deverão compor as equipes.
Para Roberson Bondaruk, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, a presença dos módulos móveis nos bairros vai agilizar o atendimento policial nas ocorrências que surgirem na região. "Os módulos móveis permitem um atendimento mais completo, com agilidade e integração com a população", afirmou, de acordo com texto publicado na agência de notícias do governo.
Nova Unidade Paraná Seguro
O anúncio foi feito durante a implantação da sétima Unidade Paraná Seguro (UPS) em Curitiba, na Vila Osternack. Na última sexta-feira (3), 300 policiais passaram a ocupar a área. Até agora, há UPS instaladas nos bairros Uberaba, Parolin e quatro na Cidade Industrial de Curitiba (Caiuá, Nossa Senhora da Luz, Sabará e Vila Verde). Até o fim do ano, outras três unidades serão implantadas na capital.
A UPS da Vila Osternack vai atender a região do Sítio Cercado, que concentra 6,6% da população de Curitiba. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, de janeiro a julho deste ano, a área foi responsável por 8,48% das mortes violentas na cidade e 4,71% do total de roubos ocorridos. Antes da ocupação, houve a prisão de 37 pessoas acusadas de tráfico de drogas, roubo e homicídios na região, além da apreensão de sete armas de fogo e sete quilos de drogas.