Enquanto o número de homicídios caiu 15% em Curitiba, comparando o primeiro semestre deste ano com o do ano passado, a quantidade registrada no restante do Estado subiu 6,4% durante o mesmo período. Na capital, foram 304 assassinatos neste ano contra 358 no ano passado; no interior, as mortes de janeiro a junho subiram de 1.173, em 2011, para 1.248. Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (6) pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), durante evento que inaugurou a Unidade Paraná Seguro (UPS) da Vila Osternack, a sétima a ser implantada em Curitiba.
Mesmo com o aumento dos crimes no interior, o secretário Reinaldo de Almeida Cesar avalia que a redução dos índices de homicídio em Curitiba aponta que a segurança pública vem tomando o caminho certo no Paraná. Se considerado apenas junho deste ano, em confronto com o mesmo mês do ano passado, a queda nos assassinatos na capital foi de 28%.
Para o secretário, a implantação das UPS em Curitiba influenciou na queda dos homicídios. "Não é a única razão, mas as unidades contribuem fortemente para essa diminuição nos índices de violência", ressaltou. A UPS da Vila Osternack é a sétima a ser implantada em Curitiba; a primeira foi posta em atividade em março, no bairro de Uberaba. Fora da capital, ainda não há nenhuma unidade do tipo.
Almeida Cesar declarou que a criminalidade no interior do Estado realmente inspira cuidados e que, ainda neste ano, deve haver a implantação da primeira UPS no interior. O secretário não quis adiantar qual será a próxima cidade a receber este tipo de política pública, mas disse que a situação de Londrina "preocupa, e uma UPS seria uma boa ferramenta".
A Sesp leva em conta os índices de criminalidade para determinar onde as próximas UPS devem ser implantadas. De acordo com o relatório divulgado ontem, o bairro mais violento de Curitiba é a Cidade Industrial, com 52 homicídios no primeiro semestre a região recebeu quatro UPS em julho, nas vilas Verde, Caiuá, Nossa Senhora da Luz e Sabará. O segundo bairro com mais homicídios é o Sítio Cercado (27), abrangido pela UPS inaugurada ontem. Ainda aparecem entre os bairros mais violentos da capital o Tatuquara (24 homicídios), Cajuru (17), Pinheirinho e Boqueirão (com 16 assassinatos cada um).
Furto e roubo de veículos
O índice de furto e roubo de veículos no Paraná aumentou no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados Sesp. Foram 8.990 veículos roubados no primeiro semestre de 2011 contra 9.981 no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 11%. Quando considerada só Curitiba, a variação na taxa dentro do mesmo período é ainda maior: de 3.971 para 4.595 veículos roubados, um aumento de 15,7%.
Em compensação, segundo a Sesp, a taxa de veículos recuperados pela polícia teve aumento neste semestre, tanto em Curitiba como em todo o Paraná.
Devolvendo o território
O governador Beto Richa participou da divulgação dos números e falou sobre a implantação da nova UPS, que contempla a Vila Osternack, o Sítio Cercado e os bairros vizinhos. Segundo ele, a região é uma das que mais precisa de investimentos, mas apenas a injeção de recursos não resolve o problema da violência. "Investimentos não valem nada se as pessoas não tiverem o direito à vida. Antes [da implantação das UPS], mesmo à luz do dia, os cidadãos tinham medo de ir às ruas porque os traficantes dominavam a região", avaliou, acrescentando que as UPS devolvem os territórios às "famílias de bem".
O governador também anunciou que estão sendo adquiridas 1.200 viaturas policiais novas para o Estado e que está sendo preparado concurso público para a contratação de 6 mil policiais.
Números da UPS
A base da nova UPS começou a operar nesta segunda, com um efetivo fixo de 30 policiais militares. A implantação da unidade começou a ser feita em abril deste ano, a partir de uma ação que a Sesp denomina como de profilaxia. Na operação prévia estiveram envolvidos 300 homens, em esforço conjunto da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. Foram presas 37 pessoas (entre elas cinco acusadas de homicídio), com a apreensão de 4 kg de crack, 24,2 kg de maconha, 560 gramas de cocaína, três pistolas e quatro revólveres. A medida prévia, repetida em todas as instalações de UPS, visa a possibilitar a ocupação de maneira pacífica, sem perigo para os moradores.
Módulos
Outro anúncio é que a partir de outubro, os 75 bairros de Cutitiba devem começar a receber módulos móveis da Polícia Militar. Segundo Richa, o objetivo é reforçar o policiamento ostensivo, aproximar as forças policiais da comunidade e reduzir os índices de criminalidade.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião