Cinco pessoas foram assassinadas em Curitiba na madrugada deste domingo (15), segundo a Polícia Militar (PM). Os casos registrados se referem a um duplo homicídio ocorrido no bairro Umbará, um latrocínio (roubo seguido de morte) no Cajuru e assassinatos nos bairros Campo Comprido e Xaxim.
A última ocorrência com morte foi registrada por volta das 6h30, quando dois homens foram assassinados dentro de uma residência no Umbará. Segundo a PM, Vitor Paulo Cordeiro Martineli, 25 anos, estava em casa com Diego Tadeu Retka, 19 anos, quando dois homens armados invadiram o local e os executaram. A polícia foi acionada pela mulher de Martineli, que estava na residência, mas que não foi encontrada pelos bandidos. Os assassinos fugiram em um carro não identificado.
Antes disso, por volta das 4h30, um homem de 31 anos morreu com três tiros na cabeça no Cajuru. De acordo com a PM, David Monteiro estava em casa com a mulher, na Travessa A, quando dois homens armados entraram na residência e anunciaram um assalto. O casal foi rendido e amarrado, enquanto os bandidos roubaram equipamentos eletrônicos. Antes de fugirem, os assaltantes atiraram em Monteiro, que morreu na hora.
No Xaxim, Eduardo Repa, 25 anos, foi assassinado com quatro tiros. No Campo Comprido, por volta das 2h, Edevino dos Santos Fonseca, 23 anos, foi esfaqueado e morreu antes da chegada do socorro médico. De acordo com a PM, moradores informaram que um morador da vizinhança foi o autor do crime.
Região metropolitana
Um adolescente de 13 anos foi assassinado na tarde deste domingo, em São José dos Pinhais, na região metropolitana. O caso aconteceu por volta das 14 horas, na Rua Eliza Sandy Cordeiro, na Vila Iná.
De acordo com a PM, o menor e um homem de 31 anos estavam na rua, quando indivíduos passaram em um automóvel Gol, modelo antigo, e efetuaram os disparos. O adolescente foi atingido por três tiros na cabeça. Valdecir da Costa foi alvejado no abdome e encaminhado de helicóptero ao Hospital do Trabalhador, em estado grave.
Os autores do crime fugiram no carro. A PM fez buscas nas imediações, mas, até as 17 horas, ninguém havia sido preso. As autoridades também não souberam informar o que pode ter motivado o crime.
Triplo homicídio
Também em São José dos Pinhais, por volta das 18h30, três pessoas foram assassinadas no bairro Borda do Campo. Marco Pólo Marcondes Santana atirou contra dois homens e uma mulher ainda não identificados em frente à casa dele, à Rua Professor Camilo Pereira de Lima. Os três morreram no local.
Familiares de Santana disseram à polícia que o autor do triplo homicídio acreditou que seria assassinado pelo grupo, por isso sacou a arma e efetuou os disparos. Santana fugiu em um Palio branco, que pertencia a uma das vítimas, levando o revólver calibre 38 usado no crime.
Criança é ferida por golpe de facão
Na noite de sábado (14), uma criança de um ano e seis meses de idade foi atingida por um golpe de facão no bairro Umbará. Ana Luiza Fidélis Dias estava na casa dos pais, na Rua José Gomes de Melo, quando o caso aconteceu. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital do Trabalhador (HT) e, segundo o Corpo de Bombeiros, o corte foi superficial e ela estava fora de perigo. De acordo com a PM, testemunhas informaram que um tio da vítima provocou o ferimento e fugiu.
Torcedores se envolvem em confusão
Também na noite de sábado, torcedores do Coritiba se envolveram em uma confusão generalizada, no Alto Boqueirão. Um adolescente de 17 anos foi baleado na perna e três pessoas foram atropeladas. Um casal que estava em um Siena foi sequestrado por dois homens que teriam participado da briga.