Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
segurança pública

Curitiba registra queda de 20,6% no número de homicídios

 | Josué Teixeira/Agência de Notícias Gazeta do Povo
(Foto: Josué Teixeira/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Curitiba registrou uma queda de 20,6% nos assassinatos entre janeiro e setembro deste ano. Neste período, foram registrados pela polícia civil 380 homicídios na capital, enquanto que em 2012, nos mesmos meses, a cidade chegou à marca de 479.

O Paraná também registrou uma queda significativa no número de homicídios, de 17%. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), um dia depois de o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentar seu anuário, em que mostrava que o estado aumentou seus gastos, mas os homicídios não haviam recuado entre 2011 e 2012.

Os números atuais, no entanto, têm mostrado a tendência de queda em Curitiba e nas grandes cidades do interior. "Vem caindo desde 2011, na capital. Tivemos um desempenho melhor na Delegacia de Homicídios (nos últimos anos)", afirma a delegada titular da unidade, Maritza Haisi.

De acordo com ela, a delegacia conseguiu prender muitos suspeitos de homicídios, o que pode ter eliminado a chance de novos crimes. Na avaliação dela, as prisões também serviram como exemplo, o que diminuiria a sensação de impunidade. Boom

Ponta Grossa e Paranaguá registraram um grande aumento no número de homicídios. As duas chegaram a um avanço de 39% dos assassinatos entre o período divulgado.

RMC

As cidades da região metropolitana também registraram queda nos assassinatos. A região inteira teve 24% menos homicídios em 2013. O ponto negativo ficou com Almirante Tamandaré, que teve 29% de aumento. Em 2012 foram registrados 54 assassinatos no período divulgado, enquanto neste ano já foram 70.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.