Curitiba registrou uma queda de 20,6% nos assassinatos entre janeiro e setembro deste ano. Neste período, foram registrados pela polícia civil 380 homicídios na capital, enquanto que em 2012, nos mesmos meses, a cidade chegou à marca de 479.
O Paraná também registrou uma queda significativa no número de homicídios, de 17%. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), um dia depois de o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentar seu anuário, em que mostrava que o estado aumentou seus gastos, mas os homicídios não haviam recuado entre 2011 e 2012.
Os números atuais, no entanto, têm mostrado a tendência de queda em Curitiba e nas grandes cidades do interior. "Vem caindo desde 2011, na capital. Tivemos um desempenho melhor na Delegacia de Homicídios (nos últimos anos)", afirma a delegada titular da unidade, Maritza Haisi.
De acordo com ela, a delegacia conseguiu prender muitos suspeitos de homicídios, o que pode ter eliminado a chance de novos crimes. Na avaliação dela, as prisões também serviram como exemplo, o que diminuiria a sensação de impunidade. Boom
Ponta Grossa e Paranaguá registraram um grande aumento no número de homicídios. As duas chegaram a um avanço de 39% dos assassinatos entre o período divulgado.
RMC
As cidades da região metropolitana também registraram queda nos assassinatos. A região inteira teve 24% menos homicídios em 2013. O ponto negativo ficou com Almirante Tamandaré, que teve 29% de aumento. Em 2012 foram registrados 54 assassinatos no período divulgado, enquanto neste ano já foram 70.
- Insatisfação cresce e 70,1% da população não confia na polícia
- Atraso no pagamento afeta operação de abastecimento de viaturas na RMC
- Operação Nhapecani apreende mais de 9 mil pedras de crack em todo o PR
- Paraná aumenta gasto com segurança pública
- Gastos com segurança pública atingem R$ 61 bilhões por ano no Brasil
- País teve 50 mil assassinatos em 2012
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Lula critica Meta e convoca reunião para tratar do assunto: “Extremamente grave”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora