O prefeito Gustavo Fruet (PDT) anunciou por meio do Twitter, na tarde desta segunda-feira (21), que Curitiba terá mais uma faixa exclusiva para a circulação de ônibus. A via específica para o transporte coletivo será implantada na Rua Conselheiro Laurindo, entre a Rua Chile e a Travessa Itararé, próximo ao Terminal do Guadalupe, no Centro, em um trecho de 1,9 quilômetro.
De acordo com o prefeito, a nova faixa exclusiva começará a operar no dia 31 de março e vai beneficiar cerca de 50 mil passageiros por dia. Até o dia 14 de abril, motoristas que trafegarem pela pista especial para ônibus serão abordados e orientados por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Após esta data, os condutores poderão ser autuados.
Esta será a quarta faixa exclusiva de ônibus de Curitiba. As outras três funcionam na Rua XV de Novembro, na Avenida Marechal Deodoro e na Rua Desembargador Westphalen. Juntas, elas server 46 linhas e cerca de 157 mil passageiros por dia. Um estudo divulgado pela prefeitura em setembro do ano passado mostrou que este recurso de mobilidade reduziu em 45% o tempo médio do passageiro dentro de ônibus que circulam pela via exclusiva da Rua XV.
O projeto inicial da gestão Fruet era criar 20 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. As três vias que estão em operação somam quatro quilômetros. Quando a nova faixa começar a vigorar, Curitiba terá 5,9 quilômetros desta alternativa de mobilidade.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora