No domingo passado, dia 28, a Nostalgia divulgou algumas fotografias do início da Campanha do Contestado, sendo que uma delas mostra a tropa do Regimento de Segurança em União da Vitória, sob o comando do coronel João Gualberto.Tal imagem, como outras tantas daquele episódio, não indicam o nome do autor o que colabora para o esquecimento de sua existência. Entretanto um leitor solerte, da cidade de Sorocaba, reconheceu a imagem.
O leitor, Paulo Moretti, informou em seguida, via email, que o autor da imagem feita em 1912 era seu avô, Claro Gustavo Jansson que, inclusive, deixou uma vasta coleção de negativos, tanto dos acontecimentos na região do Contestado como de outras paragens e episódios históricos ocorridos em outros locais.
Para comprovar, o leitor, enviou a foto que estamos publicando, feita por seu avô em 1912 quando registrou o passeio de Olegário Ribas com a família no Alto do São Francisco esquina com a atual Rua Ébano Pereira, tendo a então pequena Curitiba ao fundo, cuja imagem está sendo divulgada com prazer.
A comunicação, feita por Paulo, nos lembrou que em nosso acervo particular temos uma quantidade imensa de fotos onde não constam os nomes de seus autores, pessoas que poderiam ser lembradas pela utilidade de suas obras para a memória da nossa história e, pelo desconhecimento de suas existências, acabam ficando no limbo da própria história, onde estão em falta as suas oportunas imagens e biografias.
Hoje resolvemos mostrar algumas vistas antigas de Curitiba, umas com o nome de seus autores, outras por falta de informações ficam seus executores no anonimato; infelizmente. A Nostalgia coloca a disposição, esta página da Gazeta do Povo, para a biografia e algumas imagens produzidas pelo fotógrafo Claro Gustavo Jansson, assim como de outros profissionais, ou mesmo amadores, que tenham produzido material importante para a história, tanto de Curitiba como do Paraná.