Dos dez cursos menos concorridos do vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), todos ficam localizados nos campi descentralizados da instituição: Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Pontal do Paraná (Centro de Estudos do Mar).
Nesses cursos, há menos inscritos do que o número de vagas. A pró-reitora de graduação da UFPR em exercício, Maria Lúcia Accioly Teixeira, diz que são observadas duas situações: cursos novos ainda desconhecidos da população e cursos de licenciatura, que oferecem poucos atrativos. “Há muito tempo a profissão de professor não é valorizada, mas a universidade precisa ofertar cursos para formar profissionais para a Educação Básica. É um compromisso nosso com a sociedade, porque se a instituição pública não ofertar essas opções, não será a rede privada que fará isso”, afirma.
Segundo Maria Lúcia, são feitas análises da oferta de cursos, e alguns já foram cancelados pela baixa procura. “O de Gestão em Esporte e Lazer foi substituído por Educação Física, mas isso depois de uma avaliação com toda a comunidade. Mas há alguns cursos que precisam permanecer, independentemente da procura”, ressalta.
Além disso, diz ela, há cursos novos que precisam de mais tempo para se consolidar. “Fazemos feiras de profissões e apresentações, mas no interior muitas pessoas ainda desconhecem todas as opções ofertadas pela UFPR”, acrescenta.
Veja a lista dos dez cursos menos concorridos:
Linguagem e Comunicação - Licenciatura - Campus Matinhos - 0,97
Saúde Coletiva - Bacharelado - Campus Matinhos - 0,97
Tecnologia em Biotecnologia - Campus Palotina - 0,87
Tecnologia em Gestão Imobiliária - Campus Matinhos - 0,87
Ciências Exatas - Licenciatura - Campus Pontal do Paraná - 0,83
Engenharia de Aquicultura - Campus Palotina - 0,76
Ciências Exatas - Licenciatura - Campus Jandaia - 0,6
Ciências Exatas - Licenciatura - Campus Palotina - 0,55
Computação - Licenciatura - Campus Palotina - 0,43
Computação - Licenciatura - Campus Jandaia - 0,4