Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (12) mostra que cresceu de 47% (levantamento realizado no fim de junho) para 54% a aprovação à contratação de médicos estrangeiros no Brasil. Já o percentual de entrevistados contrários à medida, prevista no programa do governo federal Mais Médicos, caiu de 48% para 40%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 2.615 pessoas em 160 cidades brasileiras.
De acordo com o instituto, a contratação de médicos estrangeiros é apoiada, de maneira geral, por homens (59%) com ensino fundamental (54%) que simpatizam com o PT (62%) e avaliam de forma positiva o governo Dilma Rousseff (63%). Dos entrevistados a favor da medida, 60% vivem no Nordeste, principalmente em cidades de médio porte - entre 50 mil e 200 mil habitantes.
Por outro lado, os não favoráveis à proposta têm ensino superior (52%), avaliam como ruim ou péssimo o governo federal (52%) e moram em cidades consideradas grandes, com mais de 500 mil habitantes (46%).
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora