• Carregando...

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma semana decisiva para costurar a coalizão de partidos que vai fazer parte de seu segundo governo. Ele conversará hoje com os dirigentes do PC do B e do PSB para convidá-los, formalmente, a participar da aliança governista e da base de apoio no Congresso. PC do B e PSB já participam do governo. Vão confirmar ao presidente que ficarão a seu lado no novo mandato. Eles costumam agir juntos na Câmara. Seus dirigentes conversaram no final de semana e concordaram que devem continuar no governo.

De acordo com informação de um integrante da cúpula do PC do B, as duas legendas consideram que podem ajudar o presidente Lula pelo lado da esquerda, visto que da aliança farão parte partidos de centro, como o PMDB, e de centro-direita, como o PP. Os comunistas se dão por satisfeitos com o Ministério dos Esportes. Esperam manter a presidência da Câmara, cujo titular, Aldo Rebelo (SP), tem o apoio do presidente Lula para se reeleger; os socialistas lutam para manter o Ministério da Ciência e Tecnologia, por eles dominado desde o início do governo Lula.

O PP e o PL também deverão se reunir com o presidente Lula nesta semana. O primeiro tem o Ministério das Cidades e está fazendo de tudo para ficar com a pasta. O ministério tem grande importância, não só pelo orçamento de R$ 2,61 bilhões para o ano que vem, mas porque administrará também os quase R$ 20 bilhões da Caixa Econômica Federal previstos para saneamento e habitação. O PL trabalha para continuar com o Ministério dos Transportes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]